Publicado em: 16/08/2023 - Última modificação: 04/09/2023 - 11:05

Museu Virtual de Itanhaém está disponível para consulta e participação

ATRAÇÃO - O acesso é aberto para quem quiser pesquisar e, também, contribuir com envio de imagens e documentos para compor o seu acervo

Com o objetivo de proteger e preservar os bens culturais do país, a Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Cultura, criou o Museu Virtual, hospedado no Site Oficial no link https://museuvirtual.itanhaem.sp.gov.br/. Com acesso aberto para quem quiser pesquisar e, também, contribuir com envio de imagens e documentos para compor o seu acervo.

O diretor de Cultura de Itanhaém, Tony Sheen, destaca que o diferencial do museu proposto é a interação da comunidade que participará não só dispondo de material documental particular, mas por meio do registro de festividades, manifestações, políticas, artísticas e culturais.

De acordo com a bibliotecária Maraléia Menezes, responsável técnica pela implantação do projeto, o Museu Virtual deve também contribuir para recuperar, datar, preservar e contextualizar fotografias e documentos referentes à história de Itanhaém. “Preservar e disseminar a memória histórico-cultural de Itanhaém é um serviço que transcende em muito os limites de região, pois remotos acontecimentos de nossa cidade estão intimamente ligados àqueles que alicerçaram o surgimento do próprio país”, destacou.

MUSEU – Um patrimônio histórico-cultural de importância inestimável foi se delineando desde a origem do nosso município, antigamente denominado Vila Conceição de Itanhaém. É curioso imaginar que certas edificações, para nós uma visão tão corriqueira no coração da cidade, foram erigidas enquanto nosso país ainda nascia. Uma dessas edificações é o Museu Conceição de Itanhaém, até recentemente conhecido como Casa de Câmara e Cadeia.

O prédio do museu, cujas paredes secretamente plasmam séculos de memórias, acaba de se tornar ainda mais emblemático, ele é a porta de entrada para o acesso virtual a um riquíssimo acervo. Fotos e manuscritos de caráter histórico, informações sobre arquitetura, personagens ilustres, registros da cultura caiçara, comemorações tradicionais e mesmo vídeos estão disponíveis no museu virtual.

Embora o acesso virtual faça com que o patrimônio seja dado a conhecer em qualquer lugar do mundo, a missão do museu tem como foco o povo, os itanhaenses nativos ou de coração, trazendo conhecimento de preciosidades que muitos sequer suspeitam existir no lugar em que vivem.

DATA – Nesta quinta-feira (17) comemora-se o dia do Patrimônio Histórico no Brasil. A Lei nº 378, de 1937, criada no governo de Getúlio Vargas, sancionou a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de proteger e preservar os bens culturais do país.

Palavras-chave: , ,