Publicado em: 16/08/2023 - Última modificação: 16/08/2023 - 14:46

Prefeitura e Trade Turístico de Itanhaém unem forças contra a privatização da Rodovia SP – 055

PEDÁGIO NÃO - O modelo proposto pelo Estado tem gerado apreensões quanto ao impacto negativo na mobilidade urbana da cidade e aos efeitos decorrentes sobre o setor turístico regional

Membros do Grupo de Trabalho (GT), designado pela Administração Municipal para monitorar o processo de concessão da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, participaram de uma reunião na tarde desta terça-feira (15) com representantes do Trade Turístico local. O intuito é unir forças em oposição ao modelo proposto pelo Estado, uma vez que essa rodovia desempenha um papel fundamental na ligação entre várias atrações turísticas da cidade e de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.

O encontro contou com a participação do secretário de Turismo, Rodrigo Zanella, do secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César de Souza Ferreira, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogélio Salceda, do vereador Rutinaldo Bastos e da secretária de Turismo de Mongaguá, Paula Jacó.

O modelo proposto pelo Estado para a privatização da rodovia tem gerado apreensões quanto ao impacto negativo na mobilidade urbana da cidade e aos efeitos decorrentes sobre o setor turístico regional. “Da maneira como o Estado está apresentando o projeto, os impactos negativos serão substanciais para Itanhaém. Este é o momento de unir forças para garantir que a região permaneça sendo um destino atrativo e acessível para os visitantes”, destacou o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella.

O presidente da Associação dos Empreendedores do Turismo de Itanhaém (ASSETURI), Mateus Macedo Nunes, expressou a preocupação dos empresários com os possíveis efeitos do projeto: “O pedágio trará consequências negativas ao turismo de Itanhaém e região. Teremos redução no fluxo de turistas além de prejudicar os moradores locais, pois quem mora em bairros distantes deixará de frequentar as opções de gastronomia do centro da cidade.”

O coordenador dos trabalhos e secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Ferreira, enfatizou a importância da participação ativa da população na fase de consulta pública, que ocorre até 04 de setembro, por meio do site da ARTESP.

“Pelo que podemos ver, o Estado não estudou as peculiaridades de cada cidade. É fundamental que todos nós munícipes formalizem suas demandas e reforcem o entendimento contrário ao modelo proposto pelo Estado, afinal, nós moradores que sentiremos as consequências”, salientou.

O engajamento conjunto de diversas partes interessadas reforça a importância de discutir os impactos da concessão da rodovia de maneira colaborativa, com o objetivo de preservar os interesses da cidade e do setor turístico.

VEJA COMO PARTICIPAR DA CONSULTA PÚBLICA

Para participar da fase de consulta pública basta acessar o site www.artesp.sp.gov.br, clicar no menu “Transparência” e em seguida a opção “Audiência e Consultas Públicas”.

As contribuições deverão ser feitas por escrito preenchendo o formulário-modelo disponível neste link, nos formatos Excel e PDF, e deverá ser encaminhado para o endereço [email protected], identificando o assunto do e-mail como “Contribuições Consulta Pública 01/2023”.

VEJA COMO PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A audiência pública acontecerá no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (Avenida do Estado, nº 777, 5º andar, São Paulo – SP), com transmissão ao vivo pelo Canal da ARTESP no YouT​​ube (@artespsp).

Para participar da audiência pública com possibilidade de manifestação oral (de forma presencial ou por videoconferência), os interessados devem se inscrever, até hoje (16), neste link. Todos os inscritos receberão por e-mail, um link da plataforma Microsoft Teams para participação.