Publicado em: 18/08/2023 - Última modificação: 22/08/2023 - 16:55

IBGE organiza ação formativa em Itanhaém sobre dados do Censo 2022

EDUCAÇÃO - Evento acontecerá no Centro de Capacitação 1, na CMTECE, Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, entre os dias 21 e 22 de agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a convite da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, organizará uma ação formativa com os professores de Geografia e História da Rede Municipal de Ensino, analisando os dados do Censo 2022. O evento, que acontecerá nas próximas segunda (21) e terça-feira (22), a partir das 9 horas, tratará do tema: “IBGE – O que somos e o que fazemos. Análise dos dados do Censo 2022 em níveis regional e nacional”, com Heber Henrique, coordenador do Censo 2022 – Litoral Sul Paulista e Vale do Ribeira.

Além do tema principal, a ação também tratará de questões relacionadas aos quilombolas, indígenas e o novo olhar do IBGE para com essas comunidades, tendo em vista que, segundo dados do último Censo, Itanhaém apresenta a maior população indígena do Litoral Paulista e Vale do Ribeira.

O coordenador Heber Henrique ressaltou que os dados levantados pelo IBGE são de suma importância para o trabalho dos professores de Ciências Humanas nas escolas, contemplando os conteúdos e orientações do Currículo Educaita (Currículo da Educação Municipal de Itanhaém).

“Por meio do cruzamento de vários dados como renda, faixa etária, religião, alfabetização, entre outros, diversas possibilidades de estudo surgirão e darão oportunidade ao poder público municipal planejar e implementar políticas públicas de forma mais eficiente e produtiva, e à iniciativa privada, planejar investimentos mais efetivos na nossa região”, afirmou.

IBGE – Fundado em 1936, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. Ele é responsável por identificar e analisar o território, contar a população, mostrar como a economia evolui por meio do trabalho e da produção das pessoas, revelando também como elas vivem.

Palavras-chave: , ,