Publicado em: 21/08/2023 - Última modificação: 21/08/2023 - 16:38

Itanhaém lança sistema online “Empresa Fácil” para agilizar processos empresariais

FACILIDADE - Totalmente online, o novo sistema elimina a necessidade de atendimentos presenciais e protocolos físicos em mais de 95% dos pedidos de alvarás

Com o intuito de simplificar e acelerar o processo de abertura de novas empresas, atendendo tanto pequenos quanto grandes empreendedores, a Prefeitura de Itanhaém, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizará o lançamento do sistema “Empresa Fácil” nesta quarta-feira (23). O evento acontece às 17 horas no Espaço do Empreendedor, localizado na Rua dos Fundadores, 565, no bairro Belas Artes.

O novo sistema, totalmente online, tem como propósito desburocratizar a obtenção de alvarás de funcionamento e outros procedimentos relacionados, como alterações, baixa cadastral e viabilidade integrada. O “Empresa Fácil” integra o Via Rápida Empresa – JUCESP ao sistema de Inscrição Municipal.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogélio Salceda, destacou a importância da iniciativa: “O Empresa Fácil veio para tornar o processo empreendedor mais acessível na cidade, visto que todas as etapas serão conduzidas de forma online. Com esse novo sistema, os empreendedores poderão, por exemplo, obter seus alvarás com agilidade, garantindo sua legalidade. Esperamos que essa ação movimente de forma positiva o comércio local, atraindo novas empresas e, consequentemente, promovendo o crescimento da cidade”.

A implementação do sistema elimina a necessidade de atendimentos presenciais e protocolos físicos em mais de 95% dos pedidos de alvarás. Essa abordagem possibilita que interessados verifiquem em tempo real as atividades comerciais permitidas em determinada área, facilitando negociações entre proprietários, corretores, engenheiros e futuros empreendedores do município. Com o “Empresa Fácil”, Itanhaém dá mais um passo em direção à modernização e agilização dos processos empresariais.