Publicado em: 22/08/2023 - Última modificação: 22/08/2023 - 17:15

Reunião do CONDESB em Itanhaém aborda riscos da concessão da SP-055 para o desenvolvimento regional

COLEGIADO - Anfitrião do encontro, o prefeito Tiago Cervantes expressou sérias preocupações em relação ao projeto estadual

Itanhaém sediou nesta terça-feira (22) reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (CONDESB). Na oportunidade, o prefeito Tiago Cervantes expressou sérias preocupações em relação ao projeto estadual de concessão da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O encontro aconteceu no Teatro Municipal Eva Wilma.

Cervantes destacou a velocidade com que o projeto está sendo conduzido pelo Estado, com o leilão previsto para ocorrer em dezembro e o início das obras para março de 2024.

“É importante que tragamos essa discussão para o conselho. A concessão da rodovia apresenta um risco significativo para o desenvolvimento da nossa região e demanda um posicionamento por parte deste colegiado”, ressaltou.

Durante a audiência pública ocorrida em São Paulo na última sexta-feira (18), o prefeito solicitou a suspensão do edital para que um estudo de impacto seja realizado nos municípios afetados pelo projeto.

Presidente do conselho e prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, entende que é essencial estabelecer um diálogo construtivo que leve em consideração a realidade dos diversos municípios envolvidos. “Este é um tema crucial que precisa ser debatido. Os problemas de uma cidade reverberam nos demais, não apenas no que tange à mobilidade, mas também em áreas vitais como segurança, saúde e educação”, enfatizou.

Participaram do encontro os prefeitos Luiz Maurício (Peruíbe), Ademário Oliveira (Cubatão); o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI -6) Cel. PM Leandro Pereira Lima; o presidente da Câmara de Itanhaém Professor Fernando; o vereador de Itanhaém e presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), Fabio Bibão, além de gestores dos nove municípios e membros da sociedade civil.