Publicado em: 24/08/2023 - Última modificação: 30/08/2023 - 16:26

Com atividades variadas, Semana Municipal do Bebê encerra nesta sexta (01)

3ª edição - A iniciativa visa fortalecer o cuidado e atenção à primeira infância, bem como capacitar as famílias, gestores e profissionais locais

Até 1º de setembro, a Prefeitura de Itanhaém realiza a 3ª edição da Semana Municipal do Bebê, com uma programação ampla e diversificada. Destinada a mães, gestantes, famílias, bebês e crianças até 03 anos de idade, a semana contará com uma série de atividades realizadas em diversas regiões da cidade. Acompanhe a programação completa neste link.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social voltada para a primeira infância, que se destaca por seu sucesso em todo o Brasil. Seu principal objetivo é colocar em evidência os direitos de sobrevivência e desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade nas agendas municipais. Por meio de palestras, mesas-redondas, atividades lúdicas, culturais, rodas de conversa e ações de formação e atendimento à população, a iniciativa busca mobilizar famílias, governo e sociedade em geral para fortalecer o cuidado e atenção à primeira infância, bem como capacitar as famílias, gestores e profissionais locais.

Desde 2021, a Semana do Bebê é realizada por meio do Decreto Municipal nº 4.207, seguindo os princípios estabelecidos pela UNICEF. Cada ação planejada tem o propósito de informar e sensibilizar famílias, empresas e toda a sociedade sobre a importância da proteção e promoção dos direitos das crianças na primeira infância, contribuindo para seu desenvolvimento integral.

Com o tema “Olhar para a primeira infância: nutrindo um futuro mais feliz”, a programação da 3ª edição da Semana do Bebê aborda temas fundamentais como amamentação (em alusão ao Agosto Dourado), introdução alimentar, saúde geral (saúde bucal, vacinação e acompanhamento da Caderneta de Saúde da criança), além de estimular aspectos essenciais no desenvolvimento infantil, como linguagem, habilidades motoras, socialização, afetividade, parentalidade e prevenção de acidentes/primeiros socorros.

A organização da Semana conta com a participação ativa da Comissão Intersetorial e das equipes de lideranças territoriais, formadas por representantes de serviços públicos das Unidades de Saúde da Família (USFs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Gestores Escolares.

Durante o planejamento das atividades a serem realizadas nos diversos territórios, as equipes realizaram reuniões com diversos parceiros e atores envolvidos, buscando criar uma programação interativa e inclusiva, que promova a participação da comunidade local em todas as etapas do evento.