Publicado em: 28/08/2023 - Última modificação: 28/08/2023 - 10:04

Grêmios Estudantis organizam projetos educativos e culturais para Rede Municipal

EDUCAÇÃO - O Grêmio Estudantil Força Jovem, da EM Osmar Rodrigues, criou em 2022 o Projeto Profissões e organizou, de junho a outubro, diversos eventos ligados ao tema.

O Grêmio Estudantil Força Jovem, da EM Osmar Rodrigues, organizou uma série de eventos e palestras pertencentes ao Projeto Profissões. A iniciativa faz parte do Projeto “A escola como espaço democrático – Grêmios Estudantis”, idealizado pela Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que tem o objetivo de estimular o protagonismo juvenil nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O Projeto “A escola como espaço democrático – Grêmios Estudantis” foi pensado no ano de 2021 pelo assessor de Ciências Humanas, Luis Cleber Matines. Em 2022, as 14 escolas dos anos finais da Rede Municipal elegeram alunos para representá-las nas diversas ações que são realizadas nas comunidades escolares.

Cada Grêmio Estudantil organiza seus próprios eventos com o apoio de um professor coordenador escolhido pela própria unidade por meio de um processo seletivo.

É o caso do Grêmio Estudantil Força Jovem, da EM Osmar Rodrigues, que criou em 2022 o Projeto Profissões, com auxilio da professora Alessandra Martinez Galego, de Língua Portuguesa, em parceria com a Sra. Bernadete da Ação Social do Balneário Gaivota.

O Projeto tem o objetivo de mostrar aos alunos do 6º ano a importância do estudo e incentivar a escrita criativa por meio de reportagens sobre a profissão almejada. Em 2023 acabou ganhando uma nova roupagem, ampliando também para os alunos do 9º ano.

De acordo com a professora Alessandra, o Projeto Profissões foi ampliado para os formandos por conta da possibilidade dos alunos de ingressarem na ETEC. “O projeto abre um precedente na formação de nossos alunos de 9º anos, incutindo a necessidade da formação contínua e proporcionar a entrada de discentes na ETEC”, explicou a professora.

O Grêmio Estudantil Força Jovem preparou, de junho a outubro, diversos eventos para o Projeto Profissões, como palestras com professores de diferentes cursos da ETEC e com o Delegado da Polícia Civil e o investigador responsável pela DIG (Delegacia de Investigação Geral), conversas com uma bacharel em direito, com policiais ambientais, policiais militares, Guardas Civis Municipais, bombeiros, enfermeira, psicóloga, veterinária, além de uma oficina de robótica com o professor Isael e uma apresentação de trabalho sobre empreendedorismo, organizado pela professora Maria José.

PROJETOS EM CONJUNTO – Apesar de cada Grêmio criar seu próprio projeto, algumas atividades culturais e educativas são organizadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes com o intuito de trabalhar em conjunto com todos os grêmios estudantis.

É o caso do Projeto Cultura de Paz, que visa a movimentação da comunidade escolar por meio de debates, eventos e rodas de conversa sobre o tema Paz nas Escolas, e que irá culminar com a produção de um videoclipe com a participação dos alunos dos anos finais das escolas da Rede Municipal.

O Show de Talentos, que acontece por meiodoFestival de Arte e Literatura Estudantil (FALE),é outro projeto desenvolvido em conjunto para todos os grêmios, assim como a Visita aos Três Poderes, em que os alunos irão conhecer os poderes legislativo e executivo do Município.

Além desses projetos, no final do ano a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes irá promover um encontro entre os 14 Grêmios Estudantis dos anos finais com o objetivo de trocarem experiências.

Palavras-chave: , , , ,