Publicado em: 29/08/2023 - Última modificação: 06/09/2023 - 16:21

“A Pedra que Canta e Encanta”: servidora cria história infantil sobre origem de Itanhaém

EDUCAÇÃO - A ideia é, de forma lúdica, contar às crianças a origem do nome do Município.

Moradora de Itanhaém e atuante da Rede Municipal de Ensino há 23 anos, Luciana Oliveira Digmayer da Rosa usou sua imaginação e criou o livro infantil “A Pedra que Canta e Encanta”. A ideia é, de forma lúdica, contar às crianças a origem do nome de Itanhaém.

Luciana conta que de forma despretensiosa acabou por criar o “conto de fadas” sobre o nome da Cidade. “A história surgiu quando a coordenadora Vânia, que adora contar historinhas aos alunos, me procurou e disse estar cansada de contar sempre as mesmas. Eu sugeri que contasse uma sobre a origem do nome de Itanhaém e contei à maneira que eu sempre imaginei que teria ocorrido. Ela adorou e me pediu para escrevê-la para que ela se lembrasse quando fosse contar aos alunos”.

Em segredo, Vânia enviou a história para uma gráfica, onde escolheram as ilustrações e presenteou a amiga com o livro. “Ela acabou realizando um antigo sonho meu que ela nem sabia que eu tinha. Sou apaixonada pelo universo infantil e sempre fiz uso de histórias para ensinar e conversar com crianças sobre vários assuntos, de um modo simples e divertido, pois amo o universo imaginário da educação infantil”.

Atualmente o livro se encontra disponível na EM Shirley Mariano Estriga. A autora reside em Itanhaém desde 1999 e é graduada em pedagogia, letras, artes e pós-graduada em educação infantil. Atua na Rede Municipal há 23 anos, sendo dez como professora e 13 como diretora de escola.

Palavras-chave: , , ,