Publicado em: 29/08/2023 - Última modificação: 05/09/2023 - 20:35

Itanhaém utiliza drones para fiscalização de casos de maus-tratos a animais

BEM-ESTAR ANIMAL - A ferramenta possibilita maior agilidade ao trabalho dos fiscais em locais altos, distantes ou de difícil acesso

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, está utilizando drones para auxiliar e fortalecer a investigação de denúncias de maus-tratos a animais no município. Essa ferramenta proporciona maior agilidade às equipes de fiscalização, especialmente em locais de difícil acesso ou distantes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Durante os voos desses equipamentos, é possível confirmar incidentes de agressão e, ao mesmo tempo, capturar imagens que servem como evidência em processos judiciais contra os agressores. Além disso, a tecnologia permite a identificação mais rápida dos procedimentos necessários para o resgate dos animais afetados.

As denúncias são cruciais na luta contra maus-tratos e abandono de animais. A Prefeitura de Itanhaém disponibiliza um portal de denúncias em seu site oficial, que pode ser utilizado anonimamente. O objetivo é garantir a punição correta e efetiva daqueles que praticam crueldades contra os animais. Para acessar o portal de denúncias, clique neste link.

Ao acessar o portal, o usuário será solicitado a criar um cadastro, selecionar o incidente e descrever a situação com detalhes. Ao final do processo, o cidadão receberá um código de identificação para acompanhar o progresso das operações por meio da opção “Visualizar Denúncias Anteriores”.

Com a ação, a Prefeitura de Itanhaém reforça a importância do engajamento da comunidade na proteção dos animais e no combate aos maus-tratos. Denunciar é um ato fundamental para assegurar um ambiente seguro e respeitoso para os companheiros de quatro patas.