Publicado em: 31/08/2023 - Última modificação: 19/09/2023 - 16:54

Confira as sessões de cinema do Pontos MIS para o mês de setembro

CULTURA - Serão duas sessões no Gabinete de Leitura José Rosendo e duas no CMTECE

Em setembro, Itanhaém recebe, em parceria com o programa Pontos MIS, quatro produções cinematográficas: “Dançando no silêncio”, “Pedro e Inês – O amor não descansa”, “Nossa Senhora do Nilo” e “Comboio de sal e açúcar”.

Neste mês, duas das sessões serão no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na sala de capacitação 1. O espaço receberá “Dançando no silêncio”, um forte drama sobre cura feminina; e “Nossa Senhora do Nilo”, um retrato histórico de segregação étnica.

Já o espaço Gabinete de Leitura José Rosendo recebe a história de amor com requintes de ficção científica “Pedro e Inês – O amor não descansa”; e “Comboio de sal e açúcar”, que tem como pauta a imigração em busca de sobrevivência.

O Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes – CMTECE está localizado na Av. Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro. E o Gabinete de Leitura fica na Praça Carlos Botelho, 149 – Centro. Para mais informações, entrar em contato pelo número (13) 3421-1700, ramal 218.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação decentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Confira abaixo as datas, horários e informações gerais sobre os filmes:

DANÇANDO NO SILÊNCIO

Dia 05/09, terça-feira, no CMTECE, às 18 horas

Direção: Mounia Meddour

Países de produção: Argélia e França

Ano: 2022

Sinopse: Uma jovem apaixonada por balé passa por um trauma, conhece outras mulheres que passaram por situações semelhantes e encontra uma forma criativa de perseguir sua paixão.

PEDRO E INÊS – O AMOR NÃO DESCANSA

Dia 06/09, quarta-feira, no Gabinete de Leitura, às 9h15

Direção: António Ferreira

Países de produção: Brasil, França e Portugal

Tempo de duração: 120 minutos

Ano: 2021

Sinopse: O filme é baseado na história real do Rei Dom Pedro I, que desenterrou sua amante Inês de Castro para torná-la rainha depois de morta. A obra conta a história de Pedro e Inês em três diferentes épocas (presente, passado e futuro), imortalizando a mais gloriosa história de amor portuguesa.

NOSSA SENHORA DO NILO

Dia 12/09, terça-feira, no CMTECE, às 18 horas

Direção: Atiq Rahimi

Países de produção: Bélgica, França e Ruanda

Tempo de duração: 93 minutos

Ano: 2019

Sinopse: Ruanda, 1973. Nossa Senhora do Nilo é um conceituado colégio interno católico situado no alto de uma colina, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Com a proximidade da formatura, essas meninas, sejam elas hutu ou tutsi, compartilham o mesmo dormitório e dividem sonhos e preocupações. Mas em todo o país, assim como dentro da escola, antagonismos profundos ecoam, mudando a vida dessas jovens — e de toda a nação — para sempre. Imagens de um simbolismo profundo fazem alusão à violência genocida que em 1994 tomaria conta de todo o país.

COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR

Dia 13/09, quarta-feira, no Gabinete de Leitura, às 9h15

Direção: Licínio Azevedo

Países de produção: Portugal, França e Brasil

Tempo de duração: 100 minutos

Ano: 2015/2017

Sinopse: Moçambique, em plena guerra civil. O comboio que liga Nampula ao Malawi é a única esperança para centenas de pessoas dispostas a arriscar a própria vida numa viagem de comboio para garantir a subsistência das suas famílias.

Palavras-chave: , , ,