Publicado em: 06/09/2023 - Última modificação: 19/09/2023 - 16:54

Programa “Bem-Vindo a Itanhaém” oferece capacitação para integrantes do grupo Conviver

TURISMO - A iniciativa visa aumentar o conhecimento dos residentes locais sobre a cidade e, assim, aperfeiçoar a recepção de turistas e veranistas

Através da Secretaria de Turismo de Itanhaém, o programa “Bem-Vindo a Itanhaém: Turismo, História e Hospitalidade” está promovendo um minicurso de capacitação para idosos membros do Grupo Conviver. O objetivo é aumentar o conhecimento dos residentes locais sobre a cidade e, assim, aperfeiçoar a recepção de turistas e veranistas.

O curso ocorre nas instalações do Grupo Conviver e inclui aulas teóricas e práticas, oferecendo aos participantes a oportunidade de visitar e conhecer pessoalmente os principais pontos turísticos da cidade.

‘Muitos dos participantes do Grupo Conviver não estão familiarizados com os pontos turísticos de Itanhaém ou se mudaram recentemente para a cidade. Portanto, essa capacitação é de extrema importância para que adquiram um maior conhecimento sobre o local onde vivem”, enfatizou a professora Ludmila Gazzo.

Durante a capacitação, os participantes recebem informações sobre a história de Itanhaém, seus pontos turísticos, localizações, curiosidades e muito mais.

Para Amélia de Araújo, 66 anos, dona de uma agência de viagens destinada às pessoas da terceira idade, esse tipo de treinamento é muito importante para o turismo do município. ‘Quando um morador conhece melhor a cidade, ele começa a compartilhar esse conhecimento com parentes e visitantes, gerando um efeito cascata que impulsiona o turismo local. Eu mesma, embora conheça bem a cidade, estou aprendendo muito com as aulas”.

Além dos moradores antigos, a capacitação visa também ensinar aqueles que são novos na cidade. “Vejo essa capacitação como uma maneira de me familiarizar melhor com a cidade”, afirmou Ednaldo Pereira dos Santos, 56 anos, morador de Itanhaém há três anos.

“Bem-Vindo a Itanhaém” – Foi criado em 2022 pela Secretaria de Turismo, que conta com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Relações do Trabalho, através do Programa Municipal de Formação e Especialização (Proforme). O programa já capacitou centenas de colaboradores do Trade Turístico e empresários que atuam no atendimento ao público em geral, visando oferecer um melhor acolhimento e informações de qualidade aos turistas e veranistas que visitam a cidade durante a temporada.