Publicado em: 12/09/2023 - Última modificação: 12/09/2023 - 17:07

Itanhaém reutiliza lajotas para pavimentar vielas

SUSTENTABILIDADE - Além de promover a economicidade, a iniciativa ainda proporciona mais segurança e acessibilidade para os moradores locais

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Serviços e Urbanização está reutilizando as lajotas retiradas de obras como da reurbanização da orla da praia no Cibratel, para a pavimentação de vielas de passagem em bairros como Iemanjá, Tânise, Umuarama, Centro e Oásis, como também em Praças de Esportes. A iniciativa além de promover sustentabilidade e economicidade, ainda proporciona mais segurança e acessibilidade para os moradores locais.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Com a ação, a Administração Municipal deu uma segunda vida às lajotas retiradas de antigos pavimentos, evitando assim, que esses materiais acabassem em aterros sanitários e contribuindo para a redução do desperdício.

“Além do impacto ambiental positivo, a reutilização de lajotas também se traduz em benefícios econômicos. O projeto economiza recursos que, de outra forma, seriam gastos na compra de novos materiais. Isso permite que os recursos públicos sejam direcionados para outras necessidades da comunidade”, enfatizou o secretário de Serviços e Urbanização, José Renato Costa de Oliva.

Ao revitalizar as vielas que interligam ruas cruciais e densamente povoadas, as obras tornam essas áreas mais acessíveis para os moradores locais. Calçadas mais seguras e bem conservadas facilitam a mobilidade, especialmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

“Essa era uma antiga reivindicação de nós moradores. O caminho é pequeno, mas de grande fluxo de pessoas, estamos gratos e felizes pela obra. Para a gente que vive o bairro, o novo calçamento tem um significado muito positivo para o nosso dia a dia”, afirmou o morador do Oásis, Gilmar Pereira de Souza.