Publicado em: 18/09/2023 - Última modificação: 25/10/2023 - 15:40

Estão abertas as inscrições do 2º Concurso Literário Emídio de Souza

CULTURA - As inscrições iniciam nesta segunda-feira (18), e acontecem até as 16 horas do dia 16 de Outubro

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está promovendo o 2º Concurso Literário Emídio de Souza, edição 2023, visando estimular a criação literária, além de promover o surgimento de novos talentos. Neste ano foi escolhido especialmente o dia 5 de novembro para a divulgação dos ganhadores, data emblemática em que se comemora o Dia Nacional da Língua Portuguesa e também o Dia Nacional da Cultura.

Confira o regulamento na integra

Confira o link para inscrição

O tema do concurso é “Reminiscências da Pandemia”. Trata-se de assunto relevante até os dias que correm, com repercussões que ficarão marcadas de maneira indelével neste começo de século. O concurso constitui um convite a todos que desejem expressar suas reflexões sobre o tema mediante produções textuais de natureza literária.

As inscrições iniciam nesta segunda-feira (18), e acontecem até as 16 horas do dia 16 de Outubro.  Interessados devem preencher formulário online com seus dados de autor (a) e anexar a obra em arquivo DOC ou DOCX, formatado em espaçamento simples, com todas as margens em 3 cm, fonte Times New Roman e tamanho 12, sendo no máximo cinco páginas.

Na oportunidade, podem participar autores residentes em qualquer parte do Brasil na categoria Adulto; além de estudantes da rede pública e privada, na categoria Estudantil, residentes em Itanhaém. Cada participante poderá concorrer com até três obras, sendo uma em cada modalidade, ou seja, um conto, uma crônica e/ou uma poesia.

A comissão julgadora do 2º Concurso Literário Emídio de Souza será formada por três membros, sendo dois representantes do Departamento de Cultura e um representante do Conselho Municipal de Cultura. Na análise dos trabalhos, critérios como aderência ao tema proposto, originalidade, criatividade, adequação de linguagem, coerência e coesão serão os norteadores para a seleção.

Os primeiros colocados receberão kits de livros como premiação e todos participantes receberão certificados de participação. A entrega das premiações e certificados será no dia 11 de Novembro, em local ainda a ser definido. Ademais, as obras selecionadas no certame cedem seus direitos autorais para publicação em livro digital, editado sob a organização da comissão julgadora e disponibilizado gratuitamente pelo Departamento de Cultura.

Palavras-chave: , , ,