Serviços
acessibilidade



Publicado em: 18/09/2023 - Última modificação: 29/09/2023 - 13:41
[email protected]

Prevenção contra o Aedes Aegypti: população deve continuar atenta

CUIDADOS - O mosquito é o responsável por transmitir arbovírus, causadores de doenças como dengue, chikungunya, febre amarela e zika



Compartilhar:

Embora a temporada de maior transmissão da dengue seja durante os meses mais chuvosos, é fundamental manter a higiene e eliminar focos de água parada o ano todo. Isso ocorre porque os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por até um ano até encontrarem as condições ideais para se desenvolverem.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O Aedes aegypti é o mosquito responsável por transmitir arbovírus, causadores de doenças como dengue, chikungunya, febre amarela e zika. Sua reprodução ocorre em ambientes com água parada, e é fácil de ser prevenida com medidas simples, como:

Evitar o acúmulo de lixo;

Lavar regularmente os recipientes de água e comida de animais;

Manter os ralos cobertos com telas;

Preencher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

Não permitir o acúmulo de água em materiais descartáveis, pneus ou qualquer outro local onde a água possa ficar parada.

Além disso, é importante lembrar que em qualquer casa existem produtos comuns que podem eliminar possíveis criadouros do mosquito, como detergente, água sanitária, cloro, sal grosso ou qualquer substância que altere a composição química da água.

Arboviroses – Febre, dor de cabeça, mal-estar, dor nas articulações e náuseas são alguns dos sintomas mais comuns das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. Portanto, se você apresentar esses sintomas, é aconselhável procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, pois os primeiros sintomas devem ser tratados na Rede de Atenção Básica. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é recomendada apenas em casos de emergência.

Lembre-se, a prevenção é a melhor forma de combater essas doenças.