Publicado em: 20/09/2023 - Última modificação: 20/09/2023 - 17:33

Prefeitura, Elektro e empresas se unem para debater solução para fios desordenados

TELECOMUNICAÇÕES - A iniciativa visa diminuir a poluição visual o alinhamento da correção das irregularidades para uma cidade mais segura e organizada

A Prefeitura de Itanhaém está atenta ao crescente número de fios de rede desordenados nos postes de eletricidade. Para tratar dessa questão, foi realizada nesta quarta-feira (20) uma reunião intersetorial entre a Administração, a empresa Neoenergia Elektro – detentora dos postes e responsável pela gestão, terceirização do uso e fiscalização -, e as empresas concessionárias de internet, TV e telefonia. O encontro aconteceu no Paço Municipal e teve como objetivo alinhar a correção das irregularidades.

A iniciativa busca reduzir a poluição visual, organizar os cabos afixados aos postes e identificar a qual concessionária de telecomunicações eles pertencem, promovendo, assim, maior segurança nos espaços públicos.

O secretário de Serviços e Urbanização, José Renato Costa de Oliva, ressaltou a importância da atuação conjunta entre a Administração Municipal e as empresas para encontrar soluções que organizem a fiação.

A desordem dos fios nas ruas representa um risco real, pois, em situações de tempestades, ventos fortes ou mesmo acidentes de trânsito, a fiação pode se romper e causar sérios danos à população. Além disso, dificultam o trabalho das equipes de manutenção e reparo, tornando mais complexa a identificação e solução de problemas.

Além do secretário José Renato Costa de Oliva, participaram do encontro a gerente da Neoenergia Elektro, Fernanda Arantes, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rogélio Salceda; Fazenda, Douglas Luiz Rodrigues; e Trânsito e Segurança, Milton Campos. Representantes das empresas concessionárias de internet, telefone e TV atuantes na cidade também estiveram presentes.