Publicado em: 25/09/2023 - Última modificação: 05/10/2023 - 10:28

Confira as sessões de cinema do Pontos MIS em outubro

CULTURA - As sessões acontecem no CMTECE, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro

Em outubro, Itanhaém recebe, em parceria com o programa Pontos MIS, o Festival Colômbia Migrante. É um festival de curtas-metragens documentais que apresenta um olhar cinematográfico para o deslocamento forçado, a recuperação e preservação de terras e costumes ancestrais, e a luta social revolucionária. Além do Festival, integra a programação mensal o filme francês “Meu filho é um craque” e o australiano “O sonho de Greta”.

As sessões acontecem no Centro de Treinamento, sala 1, do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, Centro. Para mais informações, entrar em contato com o Departamento de Cultura pelo número (13) 3421-1700.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Confira abaixo as datas, horários e informações gerais sobre os filmes:

MEU FILHO É UM CRAQUE (Trailer)

Dia 03/10, terça-feira, às 18 horas

Direção: Julien Rappeneau

País de produção: França

Ano: 2019

Sinopse: Théo é o único filho de pais divorciados. Enquanto sua mãe Chloe está vivenciando o início de uma nova história de amor, seu pai Laurent parece estar atolado em uma vida sem perspectivas. No auge dos seus 12 anos, Théo tem um dom para o futebol. Quando um recrutador de um prestigiado clube inglês se interessa por ele, o garoto vê isso como uma oportunidade de devolver alguma esperança ao pai.

Legendado.

O SONHO DE GRETA (Trailer)

Dia 10/10, terça-feira, às 18 horas

Direção: Rosemary Myers

País de produção: Austrália

Ano: 2015

Sinopse: Prestes a completar 15 anos, Greta está numa situação difícil: Deslocada em sua nova escola, ela vive num mundo particular. Contra a sua vontade, seus pais organizam uma festa de aniversário para ela. Apavorada com a perspectiva, surge uma situação inesperada que a coloca num mundo paralelo, uma espécie de sonho estranhamente erótico, um pouco violento e completamente absurdo. E é nesse lugar que ela tentará, enfim, encontrar a si mesma.

Legendado.

MEU PUEBLO

Dia 17/10, terça-feira, às 18 horas

Direção e roteiro: Angie Osório e Yeimy Daza

Países de produção: Colômbia e Brasil

Ano: 2016

Sinopse: Bernardo Marin é um sacerdote influenciado pela Teologia da Libertação, que participa da luta social revolucionária pelos direitos do povo camponês no nordeste colombiano. Ele é vitimizado e obrigado a se exilar no Brasil, onde materializa seus ideais, deixando uma importante marca.

CHIQUI CHIQUI: COZINHEIRAS DE SONHOS ANCESTRAIS

Dia 17/10, terça-feira, às 19 horas

Direção e roteiro: Jeimmy Andrea Villalobos

Ano: 2015

Sinopse: “Chiqui Chiqui, conhecimento do nosso ambiente e patrimônio da nossa tradição, recuperando a memória de um povo desaparecido.” Com uma receita tradicional à base de milho roxo, uma comunidade relembra a sua cultura ancestral, que está em risco de desaparecer devido à exploração mineira no seu território.

SANGUE E TERRA: RESISTÊNCIA INDÍGENA DO NORTE DO CAUCA, COLÔMBIA

Dia 19/10, quinta-feira, às 18 horas

Direção e roteiro: Ariel Arango Prada

Ano: 2016

Sinopse: O povo Nasa, do Norte do Cauca colombiano, durante a “libertação da Mãe Terra”, em 2015 e 2016, luta para recuperar territórios ancestrais, hoje em mãos de grandes engenhos de açúcar, principais produtores de etanol na América Latina.

O CHAMADO DA TERRA

Dia 19/10, quinta-feira, às 19 horas

Direção e roteiro: Lucas Taffin – Human Conet

Ano: 2022

Sinopse: Cinco povoados indígenas localizados entre planícies e o litoral caribenho descrevem suas relações com seus territórios e as ameaças que têm recebido por defender a vida.

Palavras-chave: , , , ,