Publicado em: 27/09/2023 - Última modificação: 29/09/2023 - 13:20

2ª edição do “Festival FALE!” une arte e literatura nas escolas municipais

EDUCAÇÃO E CULTURA - A iniciativa tem o objetivo de fomentar e valorizar as linguagens artísticas tendo os estudantes como protagonistas

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realiza, nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), a 2ª edição do Festival de Arte e Literatura Estudantil (FALE), na Escola Municipal Noêmia Salles Padovan. A ação visa fomentar e valorizar as linguagens artísticas tendo os estudantes como protagonistas. Participam do evento 12 Escolas Municipais que lecionam os anos finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Centro de Línguas e Literatura de Itanhaém.

O FALE retorna com o desejo de promover a produção cultural da cidade, sendo desenvolvido junto às escolas, com os tradicionais Shows de Talentos. Desta forma, as unidades escolares transformam-se em núcleos automáticos de formação cultural, onde a semente da valorização da cultura é plantada e fomentada nos jovens para praticarem e se aprimorarem das artes.

Durante o evento, cada escola tem a oportunidade de mostrar seu talento e expressar sua criatividade em diferentes áreas artísticas. As apresentações abrangem uma ampla variedade de gêneros. Os jurados foram escolhidos junto à comunidade ativa no mundo das artes do Município.

“O sucesso desse projeto demonstra o comprometimento das escolas e dos alunos com as artes, além disso, evidencia a importância de promover atividades culturais e educativas dentro do ambiente escolar”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marcia Galdino.

Confira a programação:

Quinta-feira (28)

A partir das 8h30, apresentações da área de Literatura, seguida da premiação dos três primeiros colocados.

Apresentação de peças teatrais

A partir das 13h30, apresentações de dança, seguida da premiação.

Sexta-feira (29)

A partir das 8h30, apresentações da categoria Música, seguida da premiação dos rankings de Artes Visuais (que estarão expostas durante os dois dias).