Publicado em: 27/09/2023 - Última modificação: 04/10/2023 - 10:00

Itanhaém inicia capacitação para atualização do Plano Diretor de Turismo

REVISÃO - O documento é essencial para que sejam planejadas as metas do município para os próximos quatro anos, permitindo assim, que a cidade cresça de maneira ordenada e sustentável

Itanhaém iniciou, no último dia 20, a capacitação promovida pelo SENAC para o planejamento, elaboração e atualização do Plano Diretor de Turismo. O documento é essencial para que sejam planejadas as metas do município para os próximos 4 anos, permitindo assim, que a cidade cresça de maneira ordenada e sustentável.

O curso, com duração de 66 horas, é dividido em nove encontros. Conta com a participação de 25 pessoas, entre servidores técnicos da Secretaria de Turismo, Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Associação dos Empreendedores do Turismo de Itanhaém (ASSETURI).

A revisão vai atualizar diretrizes, analisar projetos executados e em andamento, determinar ações para os próximos anos e prioridades, pensando tanto no desenvolvimento do turismo quanto na melhoria da qualidade de vida dos itanhaenses.

Após concluído, o documento será discutido com a sociedade por meio de audiência pública e, posteriormente, apreciado pela Câmara Municipal.

“Temos como meta criar um Plano Diretor que tenha a identidade da cidade, que retrate a nossa realidade. Essa capacitação permitirá que os nossos profissionais do turismo em parceria com a sociedade contribuam para o desenvolvimento do setor no município”, enfatizou o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella.

O atual Plano Diretor de Turismo de Itanhaém foi criando em 2017 com vigência até 2027 em atendimento a Lei Complementar Estadual nº 1.261, de 29 de abril de 2015. O documento estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.