Publicado em: 02/10/2023 - Última modificação: 02/10/2023 - 14:31

Itanhaém elege nova composição do Conselho Tutelar

CIDADANIA - Mais de 2.500 eleitores participaram do pleito que elegeu os novos conselheiros para os próximos quatro anos

Dois mil quinhentos e setenta e oito eleitores itanhaenses compareceram às urnas neste domingo para eleger a nova composição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024-2027. Dos 10 candidatos, os cinco mais votados foram: Daniel Machado (625 votos), Kaio Wagner (403 votos), Fátima Fernanda (367 votos), Robson Campelo (334 votos) e Cássia Regina (220 votos).

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edvaldo Juvino, ressaltou que o processo de votação ocorreu de forma tranquila e transparente, uma vez que foi utilizado o sistema de urnas eletrônicas. Também destacou a participação da promotora de Justiça Dra. Luciana Marques Figueira Portella durante a apuração dos votos.

“Apesar do mal tempo a população compareceu para exercer seu direito. Temos a certeza de que os eleitos farão um excelente trabalho. São pessoas capacitadas e com profundo conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

A votação aconteceu nas unidades escolares Ana Cândida Ebling de Oliveira, no Savoy, e Benedito Calixto, no Centro, entre 8h e 17 horas. O transporte público municipal foi disponibilizado gratuitamente à população durante o período da eleição.

O Conselho Tutelar tem como função atender crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados, seja por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis. Além disso, o Conselho Tutelar pode aplicar medidas de proteção às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social.

Foram habilitados como conselheiros tutelares suplentes: Carlos Melo (167 votos), Adriana Cristina (159 votos), Robson Feijão (156 votos), Daiana Rocha Jacinto (99 votos) e João Cardoso (48 votos).