Publicado em: 05/10/2023 - Última modificação: 14/10/2023 - 18:39

Com lançamento de curta, Itanhaém sediará Ciclo de Cultura Tradicional no dia 14

CULTURA - O evento terá início a partir das 18 horas no Monumento ao Pescador, Boca da Barra, com destino à Praça Narciso de Andrade, Centro

Itanhaém sediará, no dia 14 (sábado), o projeto Ciclo de Cultura Tradicional. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e com apoio da Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Cultura, o evento contará com atividades culturais e lançamento do curta-metragem SOBRE-VIVER CAIÇARA: ITANHAÉM. As atividades terão início a partir das 18 horas no Monumento ao Pescador, Boca da Barra, com destino à Praça Narciso de Andrade, Centro.

O “Sobre-Viver Caiçara: Itanhaém” tem 25 minutos e conta sobre a vida do povo caiçara da Cidade, retratando sua sobrevivência e ancestralidade por meio da pesca artesanal, da caça do caranguejo e da vida da agricultura na roça

Criado em 2019, o projeto Ciclo de Cultura Tradicional promove reflexões sobre tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras e migrantes, propiciando um espaço contínuo de compartilhamento de saberes e convivência entre mestres, pesquisadores, agentes culturais e público.  A cada edição, diferentes realizadores audiovisuais – ligados aos temas, tradições e/ou territórios abordados – são convidados para criarem documentários de curta-metragem com argumentos provocados pela proposta do Ciclo de explorar conexões entre passado, presente e futuro.

Para mais informações, acesse o site Oficinas Culturais, do Governo do Estado de São Paulo.

Confira abaixo a programação completa do evento:

• 18h | Cortejo + CenaCHEGANÇAS E PARTIDAS NAS ONDAS DO MAR:

Embalado pelo som das rabecas e caixas do Divino, o cortejo apresenta músicas do cancioneiro popular caiçara, com cheganças, prosas, cantos e causos. Em seguida, na Praça Narciso de Andrade, a companhia conta a história de “Rabeca”, menina caiçara que decide viver um amor impossível e devota sua vida para proteger a cultura, as tradições e o meio onde sua paixão vive;

Ponto de origem do cortejo: Monumento ao Pescador, Boca da Barra (trajeto pela Avenida Pedro de Toledo, com destino à Praça Narciso de Andrade, Centro).

• 19h | Filme + ConversaSOBRE-VIVER CAIÇARA: ITANHAÉM

Um documentário sobre a vida do povo caiçara de Itanhaém, retratando sua sobrevivência e ancestralidade por meio da pesca artesanal, da caça do caranguejo e da vida da agricultura na roça.

Após a exibição, haverá bate-papo com Renata Giovannetti, Fabíola Moraes e Ronaldo Lopes. Mediação: Fátima Cristina Pires.

• 20h30 | ApresentaçãoGRUPO DE FANDANGO DA ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS DA JUREIA

São Gonçalo, danças de roda e Bailado: com a essência de um baile de fandango tradicional, o grupo da trigenária AJJ traz as danças e músicas que acontecem nas comunidades caiçaras da Jureia, território do Litoral Sul de São Paulo.

Palavras-chave: , , ,