Publicado em: 11/10/2023 - Última modificação: 11/10/2023 - 17:28

Programa Educa Pet Kids ensina cuidados e responsabilidade com os animais

CONSCIENTIZAÇÃO - A iniciativa leva palestras educativas para escolas municipais e particulares da cidade

A Prefeitura de Itanhaém, por meio do seu Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está investindo na conscientização da importância do bem-estar físico e emocional de animais de estimação, especialmente cães e gatos, desde a infância. Para isso, criou o programa Educa Pet Kids, que leva palestras educativas para escolas municipais e particulares da cidade.

Nesta quinta-feira, dia 10, alunos com idades entre 10 e 13 anos da escola MASA tiveram a oportunidade de conhecer de perto a Neguinha, uma cachorrinha resgatada pelo departamento. A história de superação e adoção responsável encantou a todos os presentes.

Os palestrantes, Willian Ramos e a médica veterinária Dra. Brenda, junto com a estagiária Amanda, destacaram a importância de proporcionar aos nossos amigos de quatro patas espaço, atenção, cuidados veterinários e um lar amoroso. Além disso, enfatizaram a relevância da castração e da adoção de animais que estão em abrigos ou sob os cuidados de protetores.

Como parte do programa educativo, as crianças recebem material didático e, ao final, são agraciadas com o certificado de Protetor Mirim. Com o Educa Pet Kids, a Administração Municipal tem como meta construir um futuro mais humano e responsável para os animais.

“A reação das crianças é sempre positiva e gratificante. Sabemos que, embora muitas delas amem os animais, nem sempre têm plena consciência do que é necessário para garantir a felicidade e saúde dos bichinhos. É aí que o Educa Pet Kids entra, conscientizando os pequenos para que possam compartilhar esse conhecimento com pais e amigos. Nosso objetivo é reduzir casos de maus-tratos, doenças evitáveis e promover a adoção responsável”, explicou o responsável pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Willian Ramos.