Publicado em: 19/10/2023 - Última modificação: 19/10/2023 - 16:38

Escolas municipais promovem atividades em alusão ao mês da Leitura e Literatura

EDUCAÇÃO - A iniciativa é uma oportunidade valiosa para promover o amor pela literatura e valorizar a riqueza da cultura escrita

No mês dedicado à Leitura e Literatura, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém está empenhada em apresentar ao público uma seleção de projetos de leitura desenvolvidos nas escolas municipais. O objetivo é divulgar práticas exemplares no incentivo à formação de leitores e reconhecer a relevância dessas ações realizadas por professores em toda a rede educacional. A iniciativa representa uma valiosa oportunidade para fomentar o amor pela literatura e valorizar a riqueza da cultura escrita.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A leitura desempenha um papel essencial na expansão do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas, e na promoção da imaginação, criatividade e compreensão mais ampla do mundo.

“Por meio dos projetos desenvolvidos nas escolas, buscamos estimular a leitura de forma criativa e envolvente, ajudando os alunos a adquirir habilidades cruciais e nutrir um amor duradouro pela literatura,” explicou Márcia Galdino, Secretária de Educação, Cultura e Esportes.

Conheça a seguir, quatro projetos desenvolvidos:

Projeto Carrinho de Leitura – E.M Edson Batista

O Projeto Carrinho de Leitura, desenvolvido na Escola Municipal Edson Batista, tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os alunos. Por meio de rodas de leitura realizadas em vários espaços da escola, incluindo a sala de aula, os estudantes têm acesso a uma variedade de gêneros textuais, como textos informativos, poesias, contos, entre outros. O projeto também promove a interação dos alunos com os livros, incentivando o manuseio adequado e a valorização desse material.

“O Chromebook como uma das janelas para o hábito da leitura em sala de aula” – E.M Eugênia Pitta Rangel Veloso

O projeto na Escola Municipal Eugênia Pitta Rangel Veloso utiliza a tecnologia como uma ferramenta para promover o hábito da leitura. Por meio dos Chromebooks os alunos realizam a leitura do livro “Na Minha Pele” de Lázaro Ramos. A leitura acontece semanalmente e é seguida por discussões sobre a vida do autor e seu trabalho. O projeto envolveu diversas etapas, incluindo a criação de resenhas críticas e autobiografias, inspiradas no livro de Lázaro Ramos. Também contou com a participação das famílias dos alunos, culminando em um evento especial chamado “Chá Literário”, momento em que os alunos recitaram poesias e contaram com a presença da poetisa Maria Isabel e membros da Academia de Letras de Itanhaém.

“Nádia Para Para Ler” – Creche Nádia Rezek

A literatura infantil é essencial na formação do hábito de leitura desde a infância. A Creche Nádia Rezek implementou o projeto “Nádia Para Para Ler” com o propósito de estimular a imaginação, desenvolver habilidades socioemocionais e competência comunicativas. Diariamente quando a sineta toca todos já sabem que chegou a hora da leitura.

Promover um dia específico para a leitura em que todos param para ler, em que as crianças têm a oportunidade de manusear os livros, visualizar as ilustrações e ter contato com o mundo da escrita é, de fato, uma eficiente estratégia para formar leitores. Além disso, quando a professora ou professor conta as histórias literárias aos alunos, estes interagem com a narrativa, tornando-se coautores e participando ativamente das histórias, o que estimula a imaginação e a criatividade dos pequenos.

“Pequenos Escritores – Estante Mágica” – E.M Maria Graciette Dias

O Projeto “Pequenos Escritores – Estante Mágica,” desenvolvido na Escola Municipal Maria Graciette Dias, envolveu os alunos na criação de seus próprios livros. Usando a plataforma Estante Mágica, os estudantes escreveram e ilustraram histórias com o tema “meio ambiente.” A plataforma permitiu que as crianças produzissem seus próprios livros, que podiam ser compartilhados com suas famílias. O projeto promoveu a autonomia, a autoestima e o protagonismo dos alunos, bem como experiências de aprendizado diferenciadas. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de criar seus próprios jogos com base em suas histórias, tornando o projeto ainda mais envolvente.