Publicado em: 31/10/2023 - Última modificação: 08/11/2023 - 14:40

Confira as sessões de cinema do Pontos MIS em novembro

CULTURA - As sessões acontecem no CMTECE, localizado na Av. Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro

Em parceria com o programa Pontos MIS, Itanhaém recebe, em novembro, os filmes Pedro e Inês — O amor não descansa, O menino e o mundo e Guaraní. As sessões acontecem no Centro de Treinamento, sala 1, do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Av. Condessa de Vimieiros, 1131, Centro.

O português Pedro e Inês — O amor não descansa é uma adaptação do livro A trança de Inês, de Rosa Lobato de Faria, e tem o seu destaque na narrativa de Pedro, que funciona como monólogos poéticos ao longo do filme.

A animação nacional O menino e o mundo levou mais de 100 mil espectadores aos cinemas franceses e conquistou o Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38º Festival de cinema de Annecy, na França, considerado o maior prêmio da animação mundial.

E o paraguaio Guaraní funciona como um road movie que, em meio a jornada física dos personagens, uma jornada psicológica também acontece, tocando em assuntos como tradição e família.

Para mais informações, entrar em contato com o Departamento de Cultura pelo número (13) 3421-1700, ramal 245.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Confira abaixo as datas, horários e informações gerais sobre os filmes:

PEDRO E INÊS – O AMOR NÃO DESCANSA (Trailer)

Dia 07/11, terça-feira, 18h

Direção: António Ferreira

Países de produção: Brasil, França e Portugal

Tempo de duração: 120 minutos

Ano: 2021

Sinopse: O filme é baseado na história real do Rei Dom Pedro I, que desenterrou sua amante Inês de Castro para torná-la rainha depois de morta. A obra conta a história de Pedro e Inês em três diferentes épocas (presente, passado e futuro), imortalizando a mais gloriosa história de amor portuguesa.

Legendado.

O MENINO E O MUNDO (Trailer)

Dia 14/11, terça-feira, às 10h e às 14h

Direção: Alê Abreu

País de produção: Brasil

Tempo de duração: 80 minutos

Ano: 2014

Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

GUARANÍ (Trailer)

Dia 14/11, terça-feira, às 18h

Direção: Luis Zorraquin

País de produção: Paraguai

Tempo de duração: 85 minutos

Ano: 2016

Sinopse: Atilio mora com sua neta Iara. Seu grande desejo é ter um neto para transmitir a cultura Guarani. Quando descobre que uma de suas filhas que mora na Argentina está grávida, Atilio decide fazer uma longa viagem e atravessar fronteiras, com o objetivo de convencer Helena dar à luz na terra Guarani. A longa viagem faz Atilio e Iara compreenderem o verdadeiro significado das tradições e dos laços familiares.

Palavras-chave: , , ,