Publicado em: 31/10/2023 - Última modificação: 13/11/2023 - 09:38

Itanhaém recebe prêmio pelo trabalho na eliminação da transmissão vertical do HIV

SAÚDE - Evento aconteceu em São Paulo e agraciou 236 municípios que atingiram os indicadores selecionados

Itanhaém recebeu, no último dia 25, o Prêmio de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV pelo segundo ano consecutivo. O Prêmio Luiza Matida foi entregue na 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Reduzir a desigualdade contribui para eliminar a sífilis congênita”. O evento aconteceu em São Paulo e agraciou 236 municípios que atingiram os indicadores selecionados.

A Semana, realizada pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), teve como objetivo discutir os desafios no enfrentamento da sífilis congênita como um problema de saúde pública no estado de São Paulo, além de apresentar experiências exitosas desenvolvidas no território, visando à eliminação do agravo.

Além da Semana Paulista, aconteceu, no dia 26 de outubro, o evento “Programa Estadual IST/AIDS-SP: 40 anos – Menos Discriminação, Mais Respeito”, em comemoração aos 40 anos do Programa Estadual de IST/Aids do Estado de São Paulo.

A ação recebeu gestores e profissionais de diversas áreas que atuam no campo das IST/AIDS no Estado de São Paulo, além de representantes da sociedade civil organizada e do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde. Na ocasião, o Programa de IST/Aids e Hepatites Virais de Itanhaém escreveu e expôs dois trabalhos desenvolvidos, sendo eles: Desafios Durante a Pandemia de Covid19: Capacitando Agentes Comunitários de Saúde (ACSS) em Prevenção Combinada no Município de Itanhaém-SP  e Projeto Gaivota. Durante a cerimônia, o Projeto Gaivota foi agraciado com o Prêmio Jorge Beloqui, concedido aos profissionais de saúde, ONGs e representantes da sociedade civil que se destacaram no enfrentamento do HIV/AIDS no Estado.

CINI – O Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) é um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que trata de doenças infectocontagiosas. Dentre elas estão: Hepatites; AIDS; Sífilis; DST; Hanseníase e Tuberculose. No local, também são realizados testes rápidos para identificação de DSTs e distribuição de medicamentos para tratar estas doenças. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e o serviço da farmácia funciona das 8 às 17 horas. Telefone para contato: (13) 3426-3350.

Palavras-chave: , ,