Publicado em: 06/11/2023 - Última modificação: 06/11/2023 - 10:09

Programa “Caminhos Rurais”: Descubra a beleza e história da área rural de Itanhaém

TURISMO - A iniciativa visa não apenas valorizar o modo de vida típico do meio rural, mas também oferecer produtos e serviços de qualidade

Itanhaém é uma cidade que abriga grande parte de seu território em áreas rurais, onde encontramos fazendas, sítios e arrendamentos agrícolas. Diante desse vasto ambiente rural, com suas raízes profundas e beleza natural exuberante, a Associação dos Empreendedores de Turismo de Itanhaém (ASSETURI) e a Associação dos Produtores Rurais (AMIBRA), com o apoio da Secretaria de Turismo, lançam o Programa “Caminhos Rurais”. O principal objetivo deste programa é criar itinerários e promover o turismo sustentável.

Esta iniciativa visa não apenas valorizar o modo de vida típico do meio rural, mas também oferecer produtos e serviços de qualidade. É uma oportunidade única para os visitantes interagirem com o ambiente, escaparem da rotina, estabelecerem laços familiares, desfrutarem de momentos de diversão e lazer, relembrarem memórias antigas e, acima de tudo, experimentarem paz e tranquilidade.

A primeira visita a uma propriedade rural ocorrerá no próximo dia 15, na Chácara Sara, localizada na região do Jardim Aguapeú, a apenas 10 km do centro da cidade. Esse local foi escolhido por ser uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que faz parte da Rede de Portais da Grande Reserva da Mata Atlântica.

Sob a gestão do casal anfitrião, Kênia e Gabriel, o local oferece aos visitantes diversas atividades e produtos relacionados ao turismo de saúde e experiências únicas. O local é uma referência em observação de pássaros, com guias especializados disponíveis, além de oferecer retiros, vivências e educação ambiental. Além disso, eles comercializam uma variedade de produtos naturais, como óleos para massagem, sprays terapêuticos, escalda-pés e bebidas fermentadas, além de produtos in natura, como frutas, verduras, temperos, ervas medicinais e mudas de plantas nativas.

Aqueles que desejam participar desse dia especial, em harmonia com a natureza, podem se inscrever por meio deste link, onde encontrará também toda a programação.

O ponto de encontro será no centro da cidade, de onde os participantes serão transportados para a área rural. Lá, desfrutarão de um delicioso café da manhã, participarão de uma conversa com os anfitriões e, em seguida, realizarão um passeio pela trilha, desfrutando da natureza, incluindo uma atividade de observação de pássaros com um guia especializado e uma visita à barragem de captação de água do sistema Raminho.

“O Programa ‘Caminhos Rurais’ representa uma oportunidade única para celebrar nossa rica herança rural e promover o turismo sustentável em Itanhaém, tornando-a um destino ainda mais atrativo para visitantes em busca de conexão com a natureza e experiências memoráveis”, salientou o secretário de Turismo Rodrigo Zanella.

Área Rural de Itanhaém – A área rural de Itanhaém possui uma história rica, desde os tempos áureos da exportação de bananas na década de 60, quando a cidade foi a maior exportadora de bananas da América Latina, até a retomada da diversificação dos cultivos por meio da agricultura familiar no início dos anos 2000.

A cidade abriga mais de 80% de seu território coberto por vegetação nativa de Mata Atlântica. Nas encostas da Serra do Mar, a mata e as nascentes alimentam cachoeiras e rios. Nas planícies, a mata de restinga do Vale dos rios Preto e Branco se mantém preservada, constituindo um importante maciço vegetal contínuo, abrigando inúmeros exemplares da fauna e flora.