Publicado em: 08/11/2023 - Última modificação: 16/11/2023 - 10:22

Prefeitura organiza estratégias de vacinação com profissionais de Saúde

CAPACITAÇÃO - O evento aconteceu na sala de capacitação da CMTECE com o objetivo de planejar as ações de vacinação

Com o intuito de organizar estratégias de vacinação e aproveitando a extensão da campanha de multivacinação para o dia 14 de novembro, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última terça-feira (7), uma ação de planejamento de vacinação com os profissionais de saúde do Município.

O evento aconteceu na sala de capacitação da CMTECE e contou a presença de um agente comunitário de saúde, um técnico de enfermagem vacinador e um enfermeiro da sala de vacina de cada Unidade de Saúde da Família.

O objetivo da capacitação foi planejar as ações de vacinação por meio de uma oficina participativa. Primeiramente foi feito um diagnóstico situacional, apresentando o fluxo das unidades e possíveis locais de vulnerabilidade de cada USF.

Também foram mostradas as fortalezas, fragilidades e ameaças identificadas nas unidades. Após o diagnóstico, a capacitação seguiu com a apresentação das planilhas.

A agente de saúde Elisa Galdino, da USF Guapurá, destacou a importância deste tipo de capacitação para o serviço público. “Eu como agente comunitário de saúde percebo que encontros abordam aspectos de planejamento são de suma importância para o serviço público e, em relação ao plano nacional de imunização (PNI), infelizmente tem sido uma dificuldade em todo o País,  devido à desinformação e fake news acerca dos efeitos da vacina como controle de doenças. Podemos nesses encontros visualizar o contexto que nos encontramos e traçar uma meta. No entanto, planejar é o primeiro passo sempre”.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO – A Prefeitura está realizando a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Estão sendo oferecidas todas as vacinas do calendário de imunização, assim como as vacinas da Covid e Influenza, em todas as Unidades de Saúde da Família, até o dia 14 de Novembro.

Palavras-chave: , , ,