Publicado em: 09/11/2023 - Última modificação: 22/11/2023 - 16:15

CGU realiza fiscalização do Cadastro Único em Itanhaém

SOCIAL - A equipe do Governo Federal esteve em 60 residências que foram sorteadas para conversar com as famílias que se declaram compostas por uma única pessoa

A Controladoria-Geral da União, do Governo Federal, esteve em Itanhaém para realizar uma auditoria sobre o Cadastro Único e o acesso a programas como Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica, Água para Todos e Benefício de Prestação Continuada. A vistoria foi realizada entre os dias 16 a 20 de outubro deste ano.

A equipe do Governo Federal auditou documentos da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, sobre os gastos de verbas financeiras voltadas para o fortalecimento do  Cadastro Único e esteve em 60 residências que foram sorteadas para conversar com as famílias que se declaram compostas por uma única pessoa.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edvaldo Juvino dos Santos, destacou que a ação foi positiva para comprovar o trabalho realizado em Itanhaém e a importância da transparência com os gastos públicos. “A ação foi realizada em todos os bairros de Itanhaém e foi um indicativo de maior governança sobre os sistemas do Governo Federal”.

ATENDIMENTO – Até outubro de 2023, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, 36.885 pessoas são beneficiadas com o Programa Bolsa Família na Cidade, sendo 14.316 munícipes com Benefício Complementar (BC), 5.570 com Benefício Primeira Infância (BPI), 11.053 com Benefício Variável Familiar (BVF) e 207 com Benefício Extraordinário de Transição (BET).

“Os beneficiários encontram na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social um grande parceiro para o atendimento a quem mais precisa. Os nosso quatro CRAS espalhados pela Cidade realizam o cadastro e atualização do CadÚnico, prestam orientações para a população e são a porta de entrada para todos os benefícios”, finalizou o secretário Edvaldo Juvino.

Palavras-chave: , ,