Publicado em: 17/11/2023 - Última modificação: 20/11/2023 - 11:13

Mês da Consciência Negra conta com programação especial

EDUCAÇÃO E CULTURA - O mês é marcado pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está realizando uma programação cultural especial para ressaltar a história, cultura e luta dos negros contra a discriminação racial e desigualdade social. O mês é marcado pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída oficialmente no dia 10 de novembro de 2011 e escolhida por marcar a morte de Zumbi, o maior líder do Quilombo dos Palmares, em 1695.

Como parte da celebração, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena foi incorporado à Matriz Curricular de todas as unidades escolares do município no ano letivo de 2023, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo EducaIta.

Algumas escolas municipais farão exposições em alusão à data. Nos dias 16 e 17, a E.M Ignez Martins realizará um Sarau com o tema diversidade, a EM Eugênia Pitta realiza no dia 17, a “EXPO Pitt@”.  Também no dia 17, a EM Maria do Carmo Abreu Sodré realiza a exposição do painel colaborativo: Diversidade na Educação Infantil – Os Meninos de Todas as Cores. Já no dia 30, a EM Pedrina Pompeu Bastos apresenta a exposição “Consciência Negra: Da África também vem”.

Além disso, todas as unidades escolares de Itanhaém, desde a educação infantil até o ensino fundamental – anos iniciais e finais – desenvolveram ações e projetos que abordam a temática durante o ano letivo.

No dia 23 de novembro, a partir das 10 horas, a Secretaria de Educação apresenta o EducaIta Cast, um podcast com a temática “Educação Antirracista”. A iniciativa contará com os professores Henrique Pessoa e Vanessa Oliveira Aparício e será disponibilizada no canal do YouTube da Top Litoral.

Acompanhe a seguir, alguns projetos realizados para a abordagem da temática:

1. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Foi instituída uma Comissão  de Educação Antirracista para acompanhamento e orientação de  práticas pedagógicas para serem fomentadas na Rede Municipal, com ações afirmativas na promoção da igualdade racial na Educação de Itanhaém. A iniciativa é essencial para uma sociedade mais equitativa, bem como para evitar a evasão e exclusão escolar, garantindo o direito à educação e ao desenvolvimento integral de todos os alunos.  A Comissão está acompanhando e fomentando  ações que contemplam a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Indígena e Afro-brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio do Brasil.
  • III SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS: realizada anualmente, contempla a temática com palestras, atividades culturais, debates e ações práticas nas unidades escolares. Em 2023 a Semana dos Direitos Humanos englobou a apresentação dos projetos nas escolas e  as atividades formativas, com diferentes sistemáticas sobre os Direitos Humanos e um trabalho específico com os Representantes dos Grêmios Escolares, por meio de oficinas, que permitiram instrumentalizar os alunos com protagonismo em suas escolas na abordagem das temáticas.
  • SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: várias ações estão sendo realizadas para a reflexão sobre a temática. Esta semana é uma conquista do movimento negro, daí a importância de atividades também neste momento além das que são realizadas durante o ano letivo. As escolas farão exposições nos dias 16 e 17 de novembro.
  • OFICINA COM O IBGE: A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com o Coordenador do IBGE, propiciou uma Oficina para professores para análise de dados sobre o Censo de 2022. Com a temática “IBGE – O que somos e o que fazemos. Análise dos dados do Censo de 2022 em níveis regional e nacional”, o Coordenador do Censo do Litoral Sul Paulista e Vale do Ribeira, Heber Henrique, proporcionou retratos da Baixada Santista e, em especial, de nosso Município, para pensarmos sobre pontos importantes, inclusive sobre a etnia e as relações com a equidade.
  • AUTODECLARAÇÃO: Entre os alunos da Rede Municipal de Ensino  há uma dificuldade em expressar pertencimentos raciais entre os jovens, e até mesmo adultos. Diante disso, surgiu a necessidade de se realizar formações voltadas para o reconhecimento e o pertencimento de cada pessoa à sua raça/cor. Foi realizada, entre os Assessores de Orientação Pedagógica das Unidades Escolares, uma formação onde foi abordado o tema da importância da autodeclaração sobre raça/cor, que abrangeu não só os estudantes, mas todos os envolvidos nas unidades escolares. Como resposta a essa intervenção, já houve um aumento significativo de pessoas que veem a importância de declarar a sua raça/cor, observando que esse processo se faz necessário.
  • WEBINÁRIO – III SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS DE ITANHAÉM: Na perspectiva de fomentar as discussões sobre a temática em tela, ocorreu o Webinar com salas que abordarão as discussões referentes à lei e demais temáticas que corroboram para uma política educacional e municipal que contempla os Direitos Humanos e a educação Antirracista. O público-alvo da ação formativa foi todos os professores, assessores e gestores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e professores da Educação Inclusiva.
  • HAC EM REDE – EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: um bate-papo sobre o colorismo, representatividade e identificação racial (com a Comissão de Educação Antirracista de Itanhaém), que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro no canal do YouTube da Prefeitura de Itanhaém.

Palavras-chave: , , ,