Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/11/2023 - Última modificação: 20/12/2023 - 13:10
[email protected]

Confira as sessões de cinema Pontos MIS no mês de dezembro

CINEMA - As sessões acontecem no CMTECE, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro



Compartilhar:

Em parceria com o programa Pontos MIS, Itanhaém recebe, em dezembro, documentários para refletir sobre a questão ambiental no Brasil e no mundo, filmes de Charles Chaplin e Alfred Hitchcock, uma mostra de filmes coreanos e mais. As sessões acontecem no Centro de Treinamento, sala 1, do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Av. Condessa de Vimieiros, 1131, Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Na quinta-feira, dia 7/12, haverá uma maratona de documentários nacionais ao longo do dia. São produções que tratam de tópicos como preservação do meio ambiente, urbanização, lixo, questões climáticas, reservas e mares. São eles: Amazônia azul, Mar brasileiro, Economia circular e Megatendências.

Ainda no dia 7/12, no mesmo espaço e às 16 horas, acontece o 12º Café com Meio Ambiente — projeto que faz parte das atividades desenvolvidas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Na ocasião, a educadora ambiental Roseli Raunaimer irá promover uma troca de experiências socioambientais com o tema “Aprendendo, amando e ensinando”. A animação nacional O menino e o mundo — filme de potente mensagem socioambiental — será exibida em meio ao 12º Café com Meio Ambiente, encerrando as sessões de cinema do dia.

Na terça-feira, dia 12/12, alguns dos melhores filmes disponibilizados pelo Pontos MIS em 2023 serão exibidos novamente: Tel Aviv em chamas, A Ilha de Bergman e Dançando no silêncio.

A comédia muda e o suspense clássico terão vez na quinta-feira, dia 14/12. Serão exibidos os curtas O vagabundo e O imigrante, de Charles Chaplin, e os longas Sabotagem e Suspeita, de Alfred Hitchcock.

E nos dias 20/12 e 22/12 o Pontos MIS disponibiliza filmes da 12ª Mostra de Cinema Coreano — Histórias sobre a diáspora. São sete produções, entre curtas e longas-metragens, que versam sobre temas diversos.

Para mais informações, entrar em contato com o Departamento de Cultura pelo número (13) 3421-1700, ramal 245.

CAFÉ COM MEIO AMBIENTE — É um projeto de iniciativa do Centro de Educação Ambiental e tem como proposta desenvolver espaços para conversas e diálogos nos mais variados ambientes, unindo pessoas para compartilhar momentos de trocas e saberes, onde o ouvir e falar permeiam as experiências com leveza e fluidez, promovendo o resgate do olhar sensível para o mundo a sua volta e para o outro, em um processo de escuta, fala, integração e interação. Os encontros acontecem mensalmente, nos mais variados espaços, com temáticas que envolvem questões socioambientais.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Confira abaixo as datas, horários e informações gerais sobre os filmes:

DIA 7/12

10h. Amazônia azul (Dir. Pedro Saad, Brasil, 2023, 52 minutos, classificação livre, trailer) —As reservas, a presença e a importância do oceano na Amazônia, e para o Brasil.

11h. Mar brasileiro (Dir. Pedro Saad, Brasil, 52 minutos, classificação livre, trailer) Neste documentário a jovem pesquisadora Katharina Grisotti, percorre a costa brasileira para conhecer de perto projetos ambientais com foco na preservação dos mares brasileiros. Na jornada Katharina, encontra muito mais do que boas iniciativas. A pesquisadora se depara com histórias de vida, que como a dela própria, escolheram seguir o caminho da proteção ambiental e com suas ações estão ajudando a melhorar o mundo.

13h. Economia circular (Dir. Pedro Saad, Brasil, 52 minutos, classificação livre) — Um olhar para o consumo em massa, economia e sustentabilidade.

14h. Megatendências mundiais (Dir. Pedro Saad/Sergio Saad/Cristiano Burmester/Ladislau Dowbor/Matthew Shirts/Lucien Muñoz, Brasil, 52 minutos, classificação livre) — Como circula o mercado consumidor pelo mundo?

16h. 12º Café Ambiental + O menino e o mundo (Dir. Alê Abreu, Brasil, 2014, 80 minutos, classificação livre, trailer) Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

DIA 12/12

10h. Tel Aviv em chamas (Dir. Sameh Zoabi, Bélgica/França/Israel/Luxemburgo, 2018, 100 minutos, legendado, classificação 12 anos, trailer) O palestino Salam trabalha como assistente de produção de uma popular novela árabe, “Tel Aviv em Chamas”. Todos os dias, após o trabalho, ele tem que passar pelo posto de controle na fronteira entre Israel e Palestina. Nesse trajeto, ele conhece o General israelense Assi, cuja esposa é muito fã da novela. Para impressioná-la, Assi acaba chantageando Salam para alterar o roteiro do programa, o que acaba garantindo ao jovem palestino uma inesperada promoção como roteirista. A carreira de Salam como escritor acaba decolando, mas seu maior desafio será elaborar o final da trama.

14h. A ilha de Bergman (Dir. Mia Hansen-Løve, Alemanha/Bélgica/França/México/Suécia, 2021, 112 minutos, legendado, classificação 14 anos, trailer)— Um casal de cineastas americanos retira-se para uma ilha para escrever os argumentos dos seus próximos filmes, numa peregrinação ao sítio que inspirou Ingmar Bergman. Com o tempo, a realidade e a ficção começam a esbater-se com a paisagem selvagem da ilha como cenário.

18h. Dançando no silêncio (Dir. Mounia Meddour, Argélia/França, 2022, 104 minutos, legendado, classificação 14 anos, trailer) Uma jovem apaixonada por balé passa por um trauma, conhece outras mulheres que passaram por situações semelhantes e encontra uma forma criativa de perseguir sua paixão.

DIA 14/12

10h. O vagabundo (Dir. Charles Chaplin, EUA, 1916, 34 minutos, classificação livre) — Um vagabundo encontra a mulher de seus sonhos. Quando um grupo de bandidos a rouba, o homem decida ajudá-la a recuperar o dinheiro. Ele, então, acaba trabalhando na fazenda do pai da moça.

10h45. O imigrante (Dir. Charles Chaplin, EUA, 1917, 25 minutos, classificação livre) — Um imigrante europeu embarca em um navio com destino à América. Acompanhamos a jornada um pobre homem que tenta sobreviver em um mundo hostil, procurando por uma forma de ganhar dinheiro em seu novo lar, Nova Iorque.

14h. Sabotagem (Dir. Alfred Hitchcock, Reino Unido/Irlanda do Norte, 1936, 76 minutos, legendado, classificação 12 anos, trailer) — O mistério conduz a investigação por traz de um sabotador, o discreto Verloc. Motivados por indícios de que ele está prestes a explodir uma bomba na cidade de Londres, sua esposa, a Sra. Verloc, junto à equipe policial tentam descobrir seu plano.

18h. Suspeita (Dir. Alfred Hitchcock, EUA, 1941, 99 minutos, legendado, classificação 16 anos, trailer) — Entre paixão, segredos e dinheiro, o relacionamento de Lina McLaidlaw e Johnnie Aysgarth começa a ser abalado por uma desconfiança: Johnnie é um assassino?

DIA 20/12

10h. Garoto tropical (Dir. Lee Jihyeong, Coréia do Sul, 2021, 35 minutos, legendado, classificação livre) — Han-oh, de quatorze anos, é um garoto do que é comumente chamado de “família mestiça”. Ele é frequentemente alvo de violência por parte de seus colegas de classe, mas está mais preocupado com quem ele é e com o que quer ser. Um dia, ao final de uma viagem inesperadamente longa, ele é forçado a confrontar essas perguntas novamente e, finalmente, respondê-las.

10h45. Antes que o verão passe (Dir. Kim So-Hyung, Coréia do Sul, 2020, 26 minutos, legendado, classificação livre, teaser) — Jeong-yeon, que acaba de comemorar seu 60º aniversário, vai ao Japão para visitar sua filha, que é casada e mora lá. A filha não está lá para recebê-la, mas uma jovem, Uekusa An, que afirma ser sua neta.

14h. Tigres fumegantes (Dir. So Young Shelly Yo, EUA, 2023, 91 minutos, legendado, classificação livre, trailer)— Sinopse: Hayoung é uma adolescente coreana-americana, cujos pais se separaram. Agora com a sua mãe assumindo um papel maior na sua vida, preocupada com seu futuro, ela coloca a garota em uma espécie de curso intensivo frequentado por jovens de famílias abastadas, convivendo em um círculo muito diferente de sua realidade. À primeira vista, a situação parece ruim; ao amadurecer, Hayoung passa a interpretar o cenário que a cerca de uma forma diferente.

DIA 22/12

10h. Comrade Anna (Dir. Sin Hae-sup, Suiça, 2019, 18 minutos, legendado, classificação livre, trailer)— Anna é uma menina de nove anos, de origem suíça e sul-coreana, que está dividida entre suas culturas. Certa noite, ela ouve um barulho vindo de seu guarda-roupa e um homem misterioso aparece lá dentro. Para sua surpresa, ele parece mais perdido do que ameaçador. O estranho acaba sendo da Coreia do Norte e quer desesperadamente voltar para casa, então Anna decide ajudá-lo. Ela descobre que seu novo amigo é um homem de família.

10h30. Unfamiliar familiar (Dir. Sin Hae-sup, Suíça/Coréia do Sul, 2021, 29 minutos, legendado, classificação livre, trailer)— Uma mulher suíço-coreana de meia idade voa para a Coréia no meio da pandemia após receber a notícia da morte de sua mãe. Devido às medidas, ela passa a quarentena obrigatória na casa abandonada dos pais. Lá, ela é confrontada por um sentimento familiar, mas desconhecido, de seu passado e presente.

11h15. Sons suaves das frutas descascando (Dir. So Young Shelly Yo, EUA, 2021, 14 minutos, legendado, classificação livre) — Ha-Young, é uma imigrante que vive no EUA com sua mãe. A mãe de Ha-Young trabalha como faxineira, e Ha-Young vai à casa de outra família para ajudar a mãe. A casa dela é um espaço instável, onde o som dos carros perturba constantemente o silêncio do cômodo, mesmo à noite, enquanto a casa luxa do outro imigrante coreano que Ha-Young e sua mãe visitam para limpar é um espaço onde o som do vento e os respingos da piscina fluem de maneira calma.

14h. Diário de viagem (Dir. Paula Kim, Brasil, 2020, 99 minutos, nacional/legendado, classificação 12 anos, trailer)— Diário de Viagem narra uma história que se passa em 1995. Liz, a personagem principal, faz um intercâmbio acadêmico para a Irlanda. A viagem se torna um fracasso, o que contribui para que ela desenvolva um transtorno alimentar.


Palavras-chave: , , , ,