Publicado em: 06/12/2023 - Última modificação: 07/12/2023 - 09:06

“Projeto Praia Viva – Oceano Limpo” encerra atividades em 2023

MEIO AMBIENTE - Encerramento aconteceu no dia 30 de novembro (quinta-feira), na sede do Projeto Praia Viva, e contou com a presença de 80 alunos da Rede Municipal de Ensino

Mais de 80 alunos da Rede Municipal de Ensino encerraram as atividades deste ano no “Projeto Praia Viva – Oceano Limpo”. O evento ocorreu na última quinta-feira (30), na sede do Projeto, na Rua Dom Sebastião Leme, 135. O encerramento ocorreu com o Desafio do Plástico, uma parceria com a Cooperativa de Reciclagem Coopersol Reciclando, onde os estudantes tiveram de levar para suas escolas plásticos para a reciclagem.

Confira as fotos

As escolas vencedoras do Desafio foram a EM Elga Reis, com o 5° ano C, e a EM Conceição Luz, com o 9° ano B. Na ocasião, os alunos ganharam uma visitação ao departamento do Projeto Praia Viva, conhecendo de perto o sistema de distribuição de resíduos, assim como os reciclados coletados em mais de 30 escolas do Município.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira, destaca que iniciativas como esta são importantes. “A educação ambiental é fundamental para despertar a conscientização dos alunos para a preservação do nosso maior patrimônio, que são as nossas praias, rios e mangues”.

SOBRE O PROJETO – Com o objetivo de diminuir a poluição no oceano, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, realiza desde 2022 o “Projeto Praia Viva – Oceano Limpo”. O Projeto realiza diversas ações de educação ambiental e gestão, trabalhando em quatro linhas de ação nas praias da Cidade, sendo elas:

• “Educando para Praia e Oceano”: tem por objetivo sensibilizar a população por meio de comunicação visual intensiva e instalação de lixeiras ao longo dos 26 km de praias do Município, além de píeres de pesca, cachoeira e pontos turísticos;
  • “Educando Com a Limpeza de Rios e Mangues”: tem como objetivo realizar a limpeza de rios e mangues, com saídas embarcadas, e promover a conscientização da população ribeirinha e de alunos da rede municipal de ensino, por meio de visitas às escolas e eventos abertos à população;
  • “Abordagem para Educar”: tem por objetivo abordar embarcações de turismo que adentram nos rios e saem para o mar, além de ações de conscientização ambiental nas marinas de forma a atingir não só os estabelecimentos como também os usuários de embarcações;
  • “Educando para o Pescador”: tem por objetivo instalar as placas e lixeiras assim como na ação “Educando para a Praia e o Oceano”, na Alameda Emídio de Souza e no Píer do Guaraú.

Além disso, juntamente com a equipe do Centro de Pesquisa e Educação Ambiental (CEA) e a Cooperativa de Reciclagem Coopersol Reciclando, o Projeto Praia viva atuou assiduamente dentro das escolas na conscientização de alunos quanto ao descarte correto e consciente de resíduos.

RESULTADOS – Iniciado em outubro de 2022, o Projeto já atendeu 37 escolas municipais, 3 estaduais, além de já ter recolhido quase uma tonelada de resíduos em ações de limpeza nos manguezais, rios de Itanhaém e ações de coletas junto às escolas e associações civis. Já foram instaladas 153 lixeiras duplas de coleta de recicláveis nos principais pontos de pesca e na orla da praia. Mais de 60 famílias foram entrevistadas e inseridas no programa de coleta seletiva em parceria com a Cooperativa Coopersol Reciclando, e cerca de 10 estabelecimentos náuticos foram visitados. As ações continuam em 2024, onde o destaque fica por conta da instalação de placas informativas e educativas na orla e nos principais pontos turísticos da cidade.

COOPERSOL RECICLANDO – Visando reaproveitar os resíduos sólidos e diminuir a quantidade de lixo descartado nos aterros sanitários, a Cooperativa Coopersol atua na retirada domiciliar de lixo reciclável. Com a iniciativa, é possível dar destino sustentável a esses objetos, minimizando os danos nocivos ao meio ambiente.

Palavras-chave: , , ,