Publicado em: 07/12/2023 - Última modificação: 12/12/2023 - 11:50

Programa Municipal de Equoterapia será reinaugurado nesta quarta (13)

NOVO ENDEREÇO - O local, conhecido como Instituto Bodeguita, está localizado na Rua José Batista Campos, 1458, no Jardim Oásis

O Programa Municipal de Equoterapia de Itanhaém será reinaugurado nesta quarta-feira (13), em um novo local, o Instituto Bodeguita. O novo espaço está localizado na Rua José Batista Campos, 1458, no Jardim Oásis.

A iniciativa, que é de responsabilidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, visa fortalecer o vínculo afetivo entre a pessoa e o animal, contribuindo para a socialização, especialmente no caso de alunos com autismo.

O programa beneficia crianças matriculadas na rede municipal de ensino, que apresentem alguma deficiência e tenham indicação médica para a equoterapia, com idade a partir de três anos até o fim da idade escolar. Para promover essa interação com os cavalos, os estudantes participam da escovação e alimentação dos animais.

“A equoterapia tem impacto positivo tanto na vida social da família quanto na interação das crianças com outras crianças, adultos e animais. É algo fantástico que muda suas vidas totalmente. Recebemos relatos de crianças que melhoraram seu comportamento na escola, foco e socialização após o tratamento”, destacou a coordenadora do Programa e educadora física, Camila Zanotto.

Devido à pandemia, o programa passou por uma pausa, e o antigo local de tratamentos foi fechado, resultando na realocação para o novo endereço. Os atendimentos terão início em fevereiro de 2024, conforme o calendário escolar, contemplando uma turma de 40 alunos que aguarda desde 2020. Posteriormente, serão abertas inscrições para formar uma lista de espera.

A utilização do cavalo no tratamento proporciona vantagens, pois o caminhar do animal assemelha-se ao andar humano. O movimento rítmico e repetitivo ajuda a melhorar o tônus muscular, equilíbrio, postura, coordenação e habilidades cognitivas, conforme explicado pela professora responsável pelo programa.