Publicado em: 11/12/2023 - Última modificação: 18/12/2023 - 10:42

Roda de Capoeira Angola encerra atividades em 2023 da Casa de Cultura Suarão

CULTURA - O evento é gratuito e aberto ao público, no espaço localizado na Praça Nossa Senhora do Sion.

A Casa de Cultura Suarão sediará neste sábado (16), a partir das 16 horas, uma Roda de Capoeira Angola como encerramento das atividades iniciadas em agosto no equipamento cultural. O espaço fica na Praça Nossa Senhora do Sion s/nº. A Capoeira Angola é uma expressão cultural de matriz africana, que está associada à trajetória de resistência do povo negro na história do Brasil.

As aulas gratuitas, ministradas pelo Grupo de Capoeira Angola Ilê Dandara, acontecem todas as quartas e sextas-feiras, às 20 horas. As rematrículas e as novas inscrições, para alunas e alunos de todas as faixas etárias, serão disponibilizadas a partir de janeiro de 2024.

Criado em 2011, o Grupo de Capoeira Angola Ilê Dandara atua na perpetuação e no cultivo da expressividade, movimentação, musicalização, história e mitologia dessa cultura popular, valorizando os saberes de mestres mais antigos que são trabalhados nas rodas e nos treinos. O angoleiro Limbo é o responsável pela organização e colocou o nome do grupo em homenagem a memória da guerreira e estrategista Dandara, a quilombola que lutou para defender Palmares ao lado de Zumbi.

Palavras-chave: , ,