Publicado em: 13/12/2023 - Última modificação: 13/12/2023 - 15:57

Prefeitura apresenta a comerciantes plano de segurança para a temporada 23/24

SEGURANÇA - Itanhaém será base de uma unidade do helicóptero Águia da Polícia Militar

A Prefeitura de Itanhaém esteve representada nesta terça-feira (12), pelo secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos, no II Fórum de Segurança que abordou o tema “Segurança Pública na Operação Verão”. A iniciativa é da Associação Comercial de Itanhaém.

Campos fez um balanço sobre os investimentos da Administração Municipal desde 2021. Além de 10 novas viaturas, a municipalidade faz a locação de dois veículos que foram caracterizados e cedidos à Polícia Militar. A Prefeitura contratou no período 50 novos guardas civis municipais.

Dentre os avanços, foram adquiridos novos armamentos e equipamentos. Mais de 1.000 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, entre vias e prédios públicos. O Centro de Operações e Inteligência (COI) foi modernizado e ampliado.

Neste ano, foi implantada a ROMU, cuja base foi instalada no bairro Gaivota, que também recebeu a Inspetoria da GCM. De forma inédita, a Administração promoveu o concurso interno da GCM.

Para garantir a segurança de alunos e servidores, foi implantado neste ano o SOS Escola. A plataforma digital visa acelerar a resposta em caso de qualquer ameaça à integridade física dos estudantes, professores e demais servidores

OPERAÇÃO VERÃO – O secretário também apresentou o plano da pasta para a temporada 23/24. A primeira etapa da Operação terá início no próximo dia 18 de dezembro e se estende até 4 de fevereiro. Neste período, Itanhaém contará com o reforço de 170 policiais militares.

A segunda fase da operação acontece entre os dias 5 e 23 de fevereiro, quando encerra o feriado de carnaval. Nesta fase, 140 policiais reforçarão o efetivo na cidade. Nas segundas fases das edições anteriores, este contingente diminuía em mais de 50%.

Campos também abordou sobre a programação da Secretaria de Trânsito e Segurança, que suspendeu férias e licenças para garantir 100% do efetivo da Guarda Civil Municipal, Rondas Ostensivas e departamento de Trânsito na temporada.

“Reforçaremos a nossa atuação na sede do Centro de Operações e Inteligência (COI), de onde monitoramos as mais de mil câmeras instaladas estrategicamente em toda a cidade”, disse.

Nesta temporada, Itanhaém será base de uma unidade do helicóptero Águia da Polícia Militar.