Publicado em: 18/12/2023 - Última modificação: 18/12/2023 - 16:32

Castração gratuita é reforçada em Itanhaém para promover saúde e bem-estar animal

CAUSA ANIMAL - A iniciativa é direcionada aos pets de pessoas cadastradas no CadÚnico, protetores independentes, portadores do cartão SUS e tutores de animais adotados

A Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, reforçou significativamente o serviço de castração gratuita de animais domésticos. O objetivo é promover o controle reprodutivo de cães e gatos e contribuir para a saúde e bem-estar dos animais.

Em 2023, foram realizadas cerca de 2,5 mil castrações pelo programa, ou seja, aproximadamente 200 por mês. Os beneficiados são famílias de baixa renda cadastradas no Cadúnico, protetores independentes e tutores de animais adotados.

A castração traz diversos benefícios para os pets, como a diminuição do risco de doenças como câncer, infecções urinárias, eliminação de gravidez psicológica, bem como o fim do risco das fugas e brigas que ocorrem por ocasião do cio e na prevenção do abandono, especialmente de filhotes.

Para utilizar o serviço, os tutores de animais devem apresentar os seguintes documentos na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que está localizada nas dependências do Paço Municipal, na Avenida Washington Luiz, 75, Centro:

– Comprovante de residência

– Comprovante do CadÚnico ou Cartão SUS

– Documento de identificação pessoal

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, entre em contato com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal pelo telefone 3421-1608.