Publicado em: 20/12/2023 - Última modificação: 29/12/2023 - 10:41

Referência em Gestão Ambiental, Itanhaém conquista 10º certificado de Município VerdeAzul

MEIO AMBIENTE - O prêmio é concedido a cidades que incentivam políticas públicas para a preservação

Provando mais uma vez ser referência em gestão de políticas ambientais, Itanhaém conquistou pela décima vez o certificado do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que é concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que incentivaram políticas públicas na área ao longo do ano de 2022. Itanhaém foi reconhecida por sua eficiência e gestão em políticas públicas estratégicas para a preservação do meio ambiente

A Cidade recebeu na última terça-feira (19), a certificação em solenidade ocorrida no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do prefeito Tiago Cervantes, do secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Ferreira, e do diretor de Meio Ambientem, William de Souza Carrillo.

Itanhaém é o município que mais vezes se classificou com melhor colocação na Região Metropolitana da Baixada Santista. Itanhaém ocupa a 20ª posição no ranking ambiental na categoria de municípios de 100 a 500 mil habitantes.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Ferreira, destaca todo o esforço que o Governo de Itanhaém tem realizado no combate à invasão de áreas de proteção, educação ambiental e capacitação dos servidores municipais. “É uma grande honra para a nossa Cidade e um grande reconhecimento a todo o trabalho que a Prefeitura de Itanhaém, em conjunto com a sociedade civil e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, tem feito para a preservação do nosso rico meio ambiente”

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência ambiental nos municípios. Os municípios são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Esgoto Coletado e Tratado, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Biodiversidade, Arborização Urbana, Uso do Solo e Resíduos Sólidos.

Palavras-chave: , , ,