Serviços
acessibilidade



Publicado em: 21/12/2023 - Última modificação: 29/12/2023 - 10:41
[email protected]

Itanhaém conquista Selo Prata de Boas Práticas do Ministério da Saúde

CERTIFICADO - O Selo é concedido pelo Ministério da Saúde, com base nas recomendações da OMS. Itanhaém foi a primeira cidade na Baixada Santista a receber esse certificado



Compartilhar:

Itanhaém foi reconhecida pelo trabalho no alcance da eliminação da transmissão vertical de HIV como problema de saúde pública, recebendo do Ministério da Saúde o certificado Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV. A premiação ocorreu no último dia 8, em Brasília/DF.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A Coordenadora técnica do Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), Marinna Ciconetti, representou o Município na Capital Federal. “Esse Selo Prata representa a luta de todas as mulheres que vivem com HIV, mães, famílias, profissionais da saúde, e todos que diariamente combatem a infecção. Conseguimos fortalecer e aprimorar nossas ações e estratégias da assistência a gestante durante todo esse processo de certificação, e principalmente trazer essa pauta a todos, visando diminuir todo o estigma e preconceito que um diagnóstico de HIV ainda pode trazer nos dias de hoje, bem como a importância de toda gestante realizar o pré-natal”, destacou a coordenadora.

Para conceder a certificação foram avaliados os indicadores de metas de impacto e processos com base nas recomendações da OMS, como taxa de Incidência de crianças infectadas pelo HIV devido à transmissão vertical; Proporção anual de crianças infectadas pelo HIV entre as crianças expostas ao HIV da rede pública e privada, Cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal; Cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral (ARV) e Cobertura de crianças exposta ao HIV que receberam profilaxia antirretroviral (ARV) adequada.

Além da avaliação dos indicadores, foi realizada uma visita técnica ao Município pela Comissão Nacional de Validação (CNV) no mês de agosto. Itanhaém foi a primeira cidade na Baixada Santista a receber esse certificado, que tem validação de três anos.


Palavras-chave: , , ,