Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/12/2023 - Última modificação: 28/12/2023 - 15:57
[email protected]

Com número reforçado, Guarda-Vidas alertam banhistas sobre risco de afogamentos

PRECAUÇÃO - Itanhaém se reforçou com 50 vagas de Guarda-Vidas temporários para esse verão



Compartilhar:

Com a chegada do verão, a Cidade atrai mais turistas e devido ao forte calor mais pessoas procuram o mar para se refrescar. Mas é preciso tomar cuidado, pois a incidência de afogamentos se torna maior nesse período do ano. Por conta disso, Itanhaém se reforçou com 50 vagas de Guarda-Vidas temporários pelo Município, além de outras 34 vagas cedidas pelo Estado de São Paulo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Para evitar os afogamentos, os banhistas devem tomar alguns cuidados antes mesmo de entrarem no mar. É necessário prestar atenção nas placas e ouvir os Guarda-Vidas que buscam alertar os banhistas sobre os riscos existentes, como buracos e correntezas fortes.

O Guarda-Vidas Temporário Renan Gomes Leles comenta que após a primeira orientação, ainda na areia, os Guarda-Vidas continuam alertando os banhistas que estão no mar. “Na água passamos a mesma orientação, só que um pouco mais assertiva, a gente primeiro apita para o banhista recuar, caso ele não recue nós entramos no mar para avisar que ir mais para o fundo torna-se perigoso por conta de correntezas e buracos”.

Porém, se a pessoa já estiver na água e for levada por alguma correnteza, Leles orienta que o banhista saia sempre nadando lateralmente ao fluxo da água, ou pela diagonal.

De acordo com Leles, o mais importante é o banhista sempre manter a calma para não entrar em desespero e nunca nadar contra a correnteza.

SERVIÇO DE EMERGÊNCIA – Caso não haja nenhum Guarda-Vidas por perto, a orientação passada pelos especialistas é de virar o corpo do afogado para o lado, com as pernas levantadas, para a pessoa expelir a água e areia que foram ingeridas, e acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do 192, ou o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros, discando 193.


Palavras-chave: ,