Publicado em: 03/01/2024 - Última modificação: 03/01/2024 - 16:30

Em cinco dias, Itanhaém recolhe1.200 toneladas de lixo

TEMPORADA - Para que tudo esteja limpo e organizado as equipes de limpeza da Prefeitura e da coleta de lixo domiciliar vão cedo para as ruas

Durante a temporada de Verão, munícipes e turistas vão às praias e passeiam pelas ruas de Itanhaém para curtir a estação. Para que tudo amanheça limpo, no entanto, as equipes de limpeza da Prefeitura e da coleta de lixo domiciliar vão cedo para as ruas. Nos últimos cinco dias, foram recolhidas mais de 1.200 toneladas de lixo.

Dezenas de funcionários, entre garis, motoristas, operadores de máquinas, ajudantes gerais e encarregados, entram em ação para garantir que tudo esteja em ordem. As operações são similares à do Réveillon, que envolveu mais de 100 pessoas, incluindo os funcionários das Regionais.

No Réveillon, as equipes da Secretaria de Serviços e Urbanização entraram em ação poucas horas após a virada do ano. Os equipamentos foram de uma ponta à outra da Cidade, com seis caminhões basculantes toco, seis caminhões basculantes truck, uma carreta, sete retroescavadeiras, duas pá-carregadeiras, três minicarregadeiras, dois caminhões carrocerias, seis caminhões coletores e um trator agrícola. A empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar também iniciou os trabalhos na madrugada.

Nos dias normais, a varrição começa às 5 horas e também é feita de tarde e a noite. O efetivo da coleta aumenta em 20% durante a temporada de Verão – até o término do Carnaval – e o transbordo funciona 24 horas por conta da crescente demanda.

CONSCIENTIZAÇÃO – Entre os produtos mais encontrados nas praias estão sacos plásticos, papéis, garrafas pet e, principalmente, de vidro, cujos estilhaços podem machucar as outras pessoas e causar danos sérios. Além disso, os animais marinhos são os principais afetados, caso entrem em contato com esse tipo de lixo gerado pelos banhistas.

A conscientização popular é fundamental para que a Administração Municipal mantenha as praias limpas. O lixo deve ser descartado nos locais apropriados como lixeiras e contêineres.