Publicado em: 04/01/2024 - Última modificação: 05/01/2024 - 11:01

Itanhaém trabalha com amor e dedicação para promover o bem-estar animal

AÇÔES - O departamento de Proteção e Bem-Estar Animal fez um balanço das ações do último ano

Itanhaém realizou um balanço das ações de proteção e bem-estar animal realizadas em 2023. O município realizou cerca de 2,5 mil castrações e microchipagens, 282 resgates e 160 adoções.

Os serviços de castração gratuita de animais domésticos foram reforçados significativamente, nos últimos 12 meses foram realizados aproximadamente 200 procedimentos por mês. Os beneficiados foram famílias de baixa renda cadastradas no Cadúnico, protetores independentes e tutores de animais adotados.

A pasta também registrou 421 denúncias de maus-tratos a animais, todas elas apuradas. A maior parte das denúncias se referia a violência física, privação de água e alimento.

Ainda no último ano, foram resgatados 282 animais em situação de maus-tratos ou abandono, dentro desse número, foram recolhidos animais para atendimento sob a lei do animal comunitário.  São considerados comunitários os animais que, ainda que sem tutor definido, estabeleçam laços de afeto e dependência com a comunidade em que vive.

No período, os animais resgatados também receberam vacina e vermifugação. Alguns resgates contaram com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil e Militar.

Por meio das 20 feirinhas de adoções realizadas, tanto da forma presencial como online, 160 animais receberam um novo lar. Lembrando que todos os animais doados são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados.

Para fomentar o trabalho em defesa e proteção aos animais, foram realizados e implantados projetos como:

– IPTU voluntário para causa animal

– Sensibilização sobre a importância da adoção responsável

– Palestras de conscientização nas escolas

– Fiscalização com drone

– Implantação do programa Amigos dos Animais

– Novo site com fotos de animais resgatados que estão disponíveis para adoção

– Implementação da lei estadual do cão comunitário (n°12.916/2008)

– Tampinha solidária

– Alerta pet

– Protetor mirim

– Concurso “Cara de um focinho e outro”

– Parceria com a ONG Moradores de rua e seus cães ((projeto esse que promove saúde e bem-estar animal para animais de moradores em situação de rua).

“Nossa equipe trabalha com dedicação e amor para promover o bem-estar animal. Estamos sempre buscando melhorar nossos serviços para proteger e cuidar melhor dos nossos animais. Agradeço a todos que nos apoiam diariamente nesse trabalho especial”, afirmou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.

Ainda em 2023, foram resgatados 42 cavalos em situação de maus-tratos ou abandono. Desses, 17 já foram doados.