Publicado em: 05/01/2024 - Última modificação: 12/01/2024 - 10:11

Confira as sessões de cinema Pontos MIS do mês de janeiro

CULTURA - As sessões são gratuitas e acontecem no CMTECE e no Gabinete de Leitura José Rosendo

Em parceria com o programa Pontos MISe por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Itanhaém recebe cinco sessões de cinema em janeiro: as animações nacionais Garoto cósmico e Minhocas; um recorte da vida de Celly e Tony Campello, em Um broto legal; uma comédia romântica muda, O homem mosca; e um suspense de Alfred Hitchcock, O homem que sabia demais.

As sessões de cinema Pontos MIS são gratuitas e acontecem no Centro de Treinamento, sala 1, do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Av. Condessa de Vimieiros, 1131, Centro.

Um broto legal, no entanto, será exibido no Gabinete de Leitura José Rosendo, precedido por um bate-papo em que a historiadora e educadora Fátima Cristina irá direcionar o olhar dos presentes para o que acontecia naquele período da história do Brasil, na cultura, na política e na sociedade. O Gabinete de Leitura fica na Praça Carlos Botelho, 149, Centro.

Para mais informações, entrar em contato com o Departamento de Cultura pelo número (13) 3421-1700, ramal 245.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Confira abaixo o local, datas, horários e informações gerais sobre os filmes:

DIA 09/01 — CMTECE

10h. Garoto cósmico (Dir. Alê Abreu, Brasil, 2007, 76 minutos, classificação livre, trailer) —Três crianças — Cósmico, Luna e Maninho — vivem em um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, enquanto tentam obter pontos para ganhar um bônus na escola, eles se perdem no espaço e descobrem um universo infinito.

18h30. Minhocas (Dir. Paolo Conti e Arthur Nunes, Brasil/EUA, 2013, 80 minutos, classificação livre, trailer) Júnior está na pré-adolescência. Cavado acidentalmente para fora da terra, ele vive uma aventura com seus novos amigos Nico e Linda e precisa voltar para casa. Porém, antes, ele precisa impedir os planos de dominação de um terrível tatu-bola.

DIA 17/01 — Gabinete de Leitura

18h30. Bate-papo com Fátima Cristina + Um broto legal (Dir. Luiz Alberto Pereira, Brasil, 2022, 94 minutos, classificação 12 anos, trailer) — No final dos anos 50, Célia Campello é uma jovem de 16 anos em Taubaté, interior de São Paulo. Ela canta na rádio da cidade, onde tem um público cativo. Seu irmão, aspirante a cantor, acaba se mudando para São Paulo, onde é descoberto por um caça-talentos. Depois, será a vez dela. E esse é só começo da carreira daquela que ficou conhecida como Celly Campello, precursora do rock no Brasil, e responsável por hits como Banho de Lua e Estúpido Cupido.

DIA 23/01 — CMTECE

10h. O homem mosca (Dir. Fred C. Newmeyer e Sam Taylor, EUA, 1923, 74 minutos, legendado, classificação 12 anos, trailer) — Um homem do interior, simples e otimista, muda-se para cidade grande com a esperança de prosperar e, futuramente, ter condições de se casar com sua namorada. Porém, o garoto começa a viver grandes confusões.

18h30. O homem que sabia demais (Dir. Alfred Hitchcock, Reino Unido/EUA, 1934, 75 minutos, legendado, classificação 14 anos) Antes de morrer, um agente secreto conta a um casal de amigos um plano contra um importante diplomata inglês. Porém, para que eles não relevem o plano, os assassinos sequestram a filha do casal. Os dois, então, tentam salvar a filha e resolver esse grande crime político.

Palavras-chave: , , , ,