Publicado em: 23/01/2024 - Última modificação: 23/01/2024 - 17:02

Educação capacita professores e gestores da Rede Municipal para início do ano letivo

PREPARAÇÃO - Além da formação voltada às habilidades socioemocionais, cada segmento passará por movimentos formativos por meio de rotina, oficinas e atividades adaptadas

Em preparação ao início do ano letivo, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém preparou uma série de atividades formativas para os professores e gestores das escolas da rede municipal de ensino. As formações têm como objetivo capacitar os profissionais da educação sobre projetos escolares e institucionais, possibilitando o constante avanço das metas de leitura, escrita e matemática. As aulas estão previstas para voltar em 15 de fevereiro, marcando o retorno de 18 mil alunos.

Uma das formações é voltada para as habilidades socioemocionais, com a temática “Como enfrentar as instabilidades emocionais?”. A capacitação será ministrada pela professora e treinadora comportamental sistêmica Rosimar Almeida e acontecerá no Centro de Capacitação do Professor – Teatro Eva Wilma.

Além dessa formação, cada segmento passará por movimentos formativos por meio de rotina, oficinas e atividades adaptadas. O objetivo é potencializar o olhar para a equidade do processo de ensino e aprendizagem.

Os professores também participarão da capacitação do EPA (Educação Patrimonial e Ambiental). O objetivo é promover o estudo na perspectiva protagonista de alunos e professores, conhecendo as riquezas patrimoniais e ambientais do município.

O EPA foi elaborado a partir das formações vivenciadas no Programa Itanhaém Cidade Educadora e possui diretrizes e metas que vão de curto, médio e longo prazo. Essas diretrizes permitem ampliar o debate e a participação da comunidade envolvida na educação patrimonial e ambiental de Itanhaém.