Publicado em: 25/01/2024 - Última modificação: 25/01/2024 - 16:11

Itanhaém receberá espetáculo musical gratuito Sabiazeiro neste domingo (28)

CULTURA - Durante a apresentação, o público será presenteado com a canção “Ciranda da Pedra que Chora”

Itanhaém recebe, neste domingo (28), o espetáculo Sabiazeiro, realizado pelo duo Pé de Pássaro. Com apoio da Prefeitura de Itanhaém, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Planejamento e Meio Ambiente, a apresentação trará uma experiência incrível, que reúne em um único espetáculo a magia da música e elementos do teatro e da poesia. O show terá início às 17 horas, no Centro de Capacitação do Professor e Teatro Eva Wilma, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no Centro, com entrada gratuita.

Durante a apresentação, o público de Itanhaém será presenteado com a canção “Ciranda da Pedra que Chora”, composição inspirada no nome da cidade por meio das experiências vivenciadas pelos artistas durante “voos” anteriores por aqui, como a gravação das canções “Os Elementais”, no Rio Branco; “Cantiga Embaraçada”, na Praia dos Pescadores e Praia do Sonho; e “Praia Grande”, na Praia Cibratel, cujos vídeos é possível conferir no canal do YouTube do duo.

O show, que está em turnê no Estado de São Paulo, com apresentações em diversas cidades do interior, divulga o segundo álbum do duo, lançado em 2022 pelo selo mineiro QUAE Música: o “Sabiazeiro” – “árvore cujo fruto é um passarinho, um sabiá cantor”, segundo definição dos idealizadores. O projeto se apresenta como uma ação estético-ambiental de profundo comprometimento com as causas ecológicas.

Ainda no domingo (28), ocorrerá, às 7 horas, a Oficina “O Canto dos Pássaros”, na Chácara Sara. Ministrada por Letícia Zimback, do Projeto Passarinhar, a oficina tem como objetivo a reeducação da arte da escuta por meio de atividades de observação de aves. “A oficina surge como complemento à apresentação e, de certa forma, uma preparação para o show, na medida em que busca sensibilizar o público e estimular a escuta mais cuidadosa e sutil da natureza, por meio da observação do canto dos pássaros”, explica Isadora Títto, coordenadora do projeto e integrante do duo Pé de Pássaro.

Desenvolvida pela pesquisadora e ornitóloga Letícia Zimback e pelo educador ambiental Sérgio Tuck, a oficina “O Cantos dos Pássaros” inclui atividades de observação de aves com o objetivo de apresentar as aves típicas que habitam as cidades por onde o espetáculo percorre. Sempre por meio de caminhadas, os participantes são convidados a se atentar e identificar as diversas nuances do canto dos pássaros, utilizando também outros sentidos para registrar essas aves. A oficina é gratuita, com 25 vagas disponíveis a qualquer interessado, bastando preencher o formulário deste link.

DUO PÉ DE PÁSSARO – Formado pela cantora, atriz e compositora paulistana Isadora Títto e o músico, compositor e poeta paraense Renato Torres, Pé de Pássaro nasceu, em 2012, do anseio de transmitir, por meio da música, a riqueza do patrimônio ambiental do nosso país, destacando o canto dos pássaros no ambiente urbano como símbolo do equilíbrio na Natureza, perpassando pela relevância também da cultura popular brasileira – em especial de Belém e de Atibaia, cidades de origem, respectivamente, de Renato e Isadora.

Realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e do Programa de Ação Cultural – ProAc, o espetáculo Sabiazeiro também está percorrendo outras cidades do estado, como Atibaia, Franco da Rocha, São Luiz do Paraitinga, Igaratá e Piracaia, sempre com acesso gratuito.

Palavras-chave: , , , , ,