Publicado em: 31/01/2024 - Última modificação: 06/02/2024 - 10:48

Ouvidoria de Itanhaém realiza mais de 1,7 mil atendimentos em 2023

TRANSPARÊNCIA - O Relatório de Atividades é uma importante ferramenta de gestão, com estatísticas, setores com mais demandas, bairros, regiões, providências e sugestões de melhorias

A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itanhaém recebeu 1.775 demandas durante todo o ano de 2023. É o que aponta o levantamento publicado do Relatório Anual de Atividades, uma importante ferramenta de gestão, com as estatísticas dos atendimentos, setores com mais demandas, bairros e regiões com maior número de reclamações, as providências adotadas pela Administração Municipal e sugestões de melhorias.

Confira o relatório estatístico completo

Do total de atendimentos realizado em 2023, 89 demandas seguiam em aberto até o dia 31 de dezembro e 1.686 obtiveram resposta conclusiva. As plataformas mais utilizadas foram: Presencial (29%), Telefônico/Whatsapp (29%), Fala. BR (23%), e-mail (23%) e-Sic (3%).

Do total de atendimentos realizados pela Ouvidoria-Geral, 45% foram reclamações de serviços públicos, 44% de solicitações, 6% denúncias e 3% pedido de acesso à informação. Seguindo a tendência verificada em outros órgãos públicos no Brasil, apenas 2% de todas as demandas foram Sugestões e Elogios.

Em 2023, a solicitação mais frequente foi sobre manutenção de ruas, sendo responsável por 14% de todas as demandas recebidas pela Ouvidoria-Geral. Assim como em anos anteriores, foram frequentes os pedidos relativos à Dívida Ativa (9%), iluminação publica (7%), Obras (7%) e Saúde (7%). Outro setor bastante acionado foi o comércio (6%), com solicitações relativas às normas municipais.

Parte das demandas (633 dos 1.775 atendimentos recebidos) foi possível identificar o bairro onde foi solicitado um serviço ou partiu a reclamação do munícipe. Desta vez, a Região do Suarão lidera as demandas, com 41%. Duas outras regiões com grande população também concentraram um número grande de pedidos: Gaivota (27%) e Belas Artes (13%).

A Ouvidoria-Geral do Município faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social, que recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

PROVIDÊNCIAS ADOTADAS – O relatório também publicou os principais problemas identificados pela Ouvidoria-Geral e as providências adotadas. O setor separou as demandas em “complexas”, no qual exigem ações de longo prazo, e “corriqueiras”, com pedidos de informações e solicitações de serviços rotineiros da Prefeitura de Itanhaém.

Confira como entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Município:

Presencial: Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Bloco II), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Telefones: (13) 3421 1600 – ramal 1274, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Whatsapp: (13) 3421 1616,  de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Ouvidoria on-line: www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria.

Correspondência: Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Bloco II, Itanhaém/SP – CEP: 11740-000 (aos Cuidados da Ouvidoria-Geral do Município).

E-mail: [email protected].

E-Sic: https://www2.itanhaem.sp.gov.br/servico-de-informacao-ao-cidadao-sic/

Sic: Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Bloco II), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Palavras-chave: , ,