Publicado em: 15/02/2024 - Última modificação: 29/02/2024 - 14:31

Prefeitura garante recursos para revisão do Plano Diretor de Macrodrenagem

PLANEJAMENTO - O projeto desenha os caminhos para o escoamento necessário das águas das chuvas, crucial para prevenir enchentes

Em uma importante iniciativa para o futuro da Cidade, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, irá atualizar o Plano Diretor de Macrodrenagem do Município. O projeto é fundamental para o planejamento e dimensionamento de toda a estrutura necessária para proporcionar um ambiente seguro para o combate e prevenção contra as enchentes.

O Plano de Macrodrenagem desenha os caminhos para o escoamento necessário das águas pluviais. Entre os pontos que o estudo irá abordar abrange os projetos e obras de saneamento, drenagem, controle de erosão, educação ambiental, canalização de cursos d’água, entre outras ações necessárias contra as adversidades climáticas.

Em Itanhaém, o atual Plano data de 2002 e a revisão irá atualizar as ações necessárias para lidar com as mudanças no cenário urbano, climático e demográfico.

O recurso conquistado pela Prefeitura de Itanhaém para a contratação da empresa especializada foi garantido por meio do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS), sendo disponibilizado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), que dispõe de recursos para programas e ações na área de recursos hídricos, promovendo a melhoria e a proteção dos corpos d’água e de suas bacias hidrográficas.

Segundo o secretário planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira, o plano de macrodrenagem atualizado permitirá melhorar a resiliência de Cidade diante de eventos climáticos extremos, reduzindo os riscos de inundações e protegendo a segurança e o bem-estar dos cidadãos. “A atualização não é apenas uma questão de infraestrutura, mas também de planejamento urbano inteligente, garantindo um desenvolvimento sustentável e seguro para nossa cidade e seus habitantes”, destacou.

Agora, a Administração Municipal dará início ao processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela elaboração do estudo. O Plano será elaborado em até 12 meses após a contratação da empresa.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – A população de Itanhaém desempenhará um papel vital quando forem iniciados os serviços técnicos. Durante os estudos, será aberta a fase de diagnóstico e consulta pública, onde os moradores vão ter a oportunidade de compartilhar suas experiências, preocupações e sugestões. A participação popular será a bússola que guiará as decisões, garantindo que o plano atenda verdadeiramente às necessidades locais.

Palavras-chave: , , ,