Publicado em: 23/02/2024 - Última modificação: 05/03/2024 - 15:16

Centro de Línguas e Literatura: Polo do Centro e Belas Artes estão com inscrições abertas

OPORTUNIDADE - As inscrições acontecem exclusivamente de forma online

Os Polos do Centro e Belas Artes do Centro de Línguas e Literatura de Itanhaém estão com inscrições abertas. Destinados aos estudantes do 2º ao 9º ano, matriculados regularmente na Rede Municipal de Ensino, os polos oferecem 528 vagas divididas entre os cursos de Inglês, Escrita Criativa e Libras.

Os interessados devem realizar sua inscrição exclusivamente de forma online, das 9 horas de segunda-feira (4) até as 16 horas do dia 08 de março, pelo link: https://info.educaita.com.br/centrodelinguas/cadastro/

A seleção será por ordem de inscrição, respeitando o número de vagas por curso e turma. Caso haja necessidade, haverá ainda uma lista de suplentes, conforme a quantidade de inscritos. É importante ressaltar que o aluno não poderá se inscrever em mais de um curso; nesse caso, suas inscrições serão indeferidas.

O curso de Escrita Criativa tem como objetivo aprimorar a leitura e a escrita dos alunos, além de incentivá-los a descobrir e aprofundar-se no repertório literário nacional. Nas turmas destinadas a crianças mais novas, será enfatizado o processo de alfabetização, leitura e interpretação de textos de forma leve e lúdica, por meio de jogos, músicas, dinâmicas e contação de histórias. Já os alunos mais velhos irão desenvolver poemas e narrativas, além de terem contato com leituras de gêneros variados. Este curso foi desenvolvido para auxiliar na formação dos alunos, melhorando sua comunicação oral e escrita.

O curso de Inglês é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, cultural e social dos alunos, além de facilitar sua inserção no mercado de trabalho.

Com o intuito de ampliar os espaços e eliminar barreiras na comunicação, o curso de Libras proporciona aos alunos mecanismos de comunicação gestual, ampliando seu repertório linguístico e cultural, além de promover maior interação entre surdos e ouvintes.

DIVULGAÇÃO: A lista dos selecionados será publicada no site oficial da Prefeitura, bem como no site da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a partir do dia 12 de março, às 13 horas.

Após a seleção, para efetivar a matrícula, o responsável pelo aluno deverá comparecer no polo em que se inscreveu, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, do dia 13 a 19 de março, munido da cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno, cópia do RG do responsável, cópia do comprovante de endereço, declaração de matrícula da escola e uma foto 3×4 (caso tenha). Durante o processo de matrícula, os polos estarão recebendo doações de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade e repassados às famílias carentes cadastradas no Município.

Segue abaixo os endereços dos polos:

Polo Centro: Rua Profa. Dinorah Cruz, 71, Centro, ao lado do Cartório Eleitoral, 1º andar.

Polo Belas Artes: Rua Almeida Júnior, 115, Belas Artes.