Publicado em: 23/02/2024 - Última modificação: 13/03/2024 - 10:48

Pinacoteca Municipal recebe exposição “Das coisas que nunca disse” até 16 de março

CULTURA - A exposição acontece até 16 de março, das 11 às 17 horas, de terça a sábado

A Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi recebe até 16 de março, a exposição “Das coisas que nunca disse”, da artista Letícia Bruni. A mostra apresenta uma variedade de técnicas e materiais, dando vida a histórias nunca antes contadas e fundindo temas aparentemente distintos para criar uma rede de significados. Os visitantes podem desfrutar da exposição de terça a sábado, das 11 às 17 horas.

A exposição marca a estreia individual da artista e é composta por cinco coleções, cada uma representando diferentes períodos de sua produção artística. Sua formação em Artes Cênicas empresta um toque teatral distinto às obras, cativando o público e incitando à reflexão sobre temas como mulheres, memórias, paisagens e retratos.

A primeira coleção, intitulada “E se?”, busca estimular a imaginação e questionar as normas estabelecidas, propondo um olhar sobre um mundo alternativo. Ao substituir os protagonistas de obras icônicas por pessoas negras, a artista promove a inclusão e convida os espectadores a confrontarem seus preconceitos, imaginando uma realidade mais diversificada e igualitária.

A coleção “Paisagens” apresenta pinturas de observação realizadas ao ar livre, capturando a beleza natural de Itanhaém em diversas técnicas, como óleo, guache e aquarela. Além de refletir sobre a vida dos trabalhadores locais, as obras abordam temas como solidão, finitude e a observação da vida cotidiana, convidando à contemplação da natureza e da experiência humana na cidade costeira.

Em “Memórias”, Letícia compartilha aspectos de sua história pessoal, retratando sua infância, amores e símbolos familiares. As obras capturam momentos esquecidos na gaveta da memória, proporcionando uma experiência afetiva profunda para a artista e para o público.

Segundo a artista, o objetivo da coleção é retratar suas memórias afetivas em Itanhaém, muito ligadas aos seus avós, já falecidos. “Minha história em Itanhaém é muito ligada aos meus avós, que já não estão mais aqui. São pessoas que eu queria muito que tivessem visto esta exposição, então foi um jeito de tentar homenagear eles “, disse.

A coleção “Você por você” é inspirada em relatos de crianças refugiadas, explorando as crueldades da humanidade e os temores que permeiam o mundo contemporâneo. Através de uma composição que mescla elementos sombrios e lúdicos, a artista convida os espectadores a refletirem sobre a infância perdida e a sensação de desamparo no mundo atual.

Finalmente, “Natureza fraturada” examina as complexas relações entre a humanidade e o meio ambiente, destacando as consequências devastadoras da ação humana na natureza. Com uma variedade de técnicas e materiais, a coleção apresenta uma visão crua das queimadas e garimpos ilegais na Amazônia, incentivando os espectadores a considerarem a importância da preservação ambiental.

Além das coleções mencionadas, a exposição também apresenta a obra em processo “Quem Sou e Fui”, que consiste em diversos autorretratos que revisitam diferentes fases da vida da artista.

Letícia Bruni é uma artista visual e atriz brasileira, atualmente dedicada aos estudos em Artes Visuais na Universidade de São Paulo (USP). Com uma sólida formação em Artes Cênicas pela ESCH, ela acumula reconhecimentos em sua carreira artística, incluindo sua seleção como finalista do Prêmio Nascentes – USP em 2022 e sua participação em exposições em locais como o Espaço das Artes e o Centro Maria Antônia.

Nascida em São Paulo, Letícia desenvolveu uma forte conexão com Itanhaém por meio de seus avós, que residem na cidade há mais de seis décadas. Seu ingresso no mundo das artes se deu inicialmente através da dança e do teatro, antes de se dedicar à sua paixão pela arte visual desde tenra idade.