Publicado em: 28/02/2024 - Última modificação: 13/03/2024 - 10:46

Itanhaém recebe oficina de figurino, ministrada por Maria Cecília Amaral

PONTOS MIS - A oficina será na sala 1 do Centro de Treinamento do CMTECE, localizado na Av. Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro

Em parceria com o programa Pontos MIS e por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Itanhaém recebe a oficina “Do desenho animado ao live action: um estudo da caracterização dos personagens”, ministrada pela figurinista e diretora de arte Maria Cecília Amaral. O encontro acontece no dia 14 (quinta-feira), das 18h30 às 22h30, no Centro de Treinamento do CMTECE, sala 1, localizado na Av. Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro.

A oficina traz um estudo sobre a caracterização de personagens no universo da animação, histórias de quadrinhos e mangás que tiveram desdobramentos em produções de live action. Apresentando a análise dos figurinos de produções como Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Os Flintstone, 101 dálmatas, X-Men, A família Adams, Os Cavaleiros do Zodíaco, A Bela e a Fera, Aladdin, Samurai X e Turma da Mônica, observando as diferenças e semelhanças nos processos de criação nos diversos formatos. Durante o encontro, os participantes serão instruídos na criação de croquis e releituras de figurinos para diferentes personagens.

Gratuita e com até 20 vagas, a atividade é indicada para interessados em geral, a partir de 12 anos. O interessado deve se inscrever previamente, via formulário online, neste link.

Ao final da oficina serão concedidos certificados de participação. Para mais informações, entrar em contato pelo número (13) 3421-1700, ramal 245.

SOBRE A OFICINEIRA — Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte e artista educadora. Mestra em artes cênicas pela USP, com formação em moda e especialização em cenografia e figurinos. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema Transformar e atuou como figurinista para EPTV e diversas companhias e escolas teatrais, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Cia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, ENT, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Leciona cursos de figurino e arte desde 2011. Por meio do programa Pontos MIS, Maria Cecília esteve em Itanhaém em 2022, com as oficinas “A direção de arte em cena” e “O guarda-roupa de heróis e vilões”.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Palavras-chave: , , , ,