Publicado em: 04/03/2024 - Última modificação: 04/03/2024 - 17:19

Prefeitura realiza reunião intersetorial para o enfrentamento da dengue

A Prefeitura de Itanhaém, por intermédio da Secretaria de Saúde, reuniu nesta segunda-feira (04), na sala de Reuniões do Paço Municipal, representantes de diversas secretarias para discutir ações contínuas de combate à dengue. A iniciativa visa unir diferentes setores na criação de uma rede integrada de atividades para enfrentar o mosquito Aedes Aegypti.

Na reunião estiveram presentes secretários e servidores, os quais debateram possibilidades de ações preventivas para um controle mais eficaz e para permitir maior efetividade no combate ao mosquito.

Marinês Adão, coordenadora do setor de Endemias da Cidade, apresentou os dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada em janeiro, destacando os índices do Município e ressaltando que a cidade encontra-se atualmente em sinal de alerta.

Complementando as informações, Sandra Aparecida Gomes, diretora da Vigilância Epidemiológica, apresentou o número de casos confirmados em cada área do Município.

Para colaborar na diminuição dos índices de disseminação da doença, Marinês propôs algumas medidas que foram discutidas entre os presentes na reunião. Entre os planos de ação está a realização de uma força-tarefa a cada 15 dias, envolvendo diversas secretarias, seguindo o modelo implementado na última sexta-feira (1) no Dia D de Combate à Dengue.

Outro ponto debatido foi a orientação dos servidores públicos sobre os cuidados nos locais de trabalho, além do fortalecimento das atividades escolares relacionadas ao combate ao mosquito.

Também foi discutida a eliminação de criadouros em piscinas, caixas d’água e imóveis especiais, assim como a criação de um trabalho de conscientização nos bairros para intensificar o combate ao mosquito e sensibilizar a população sobre o tema.