Publicado em: 07/03/2024 - Última modificação: 07/03/2024 - 09:45

Defesa Civil realiza intenso auxílio à população durante chuvas

ATENDIMENTO - Somente em Itanhaém foram 235,29 mm de chuvas desde a última terça-feira (5)

As chuvas foram muito intensas em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista desde a última terça-feira (5). Somente em Itanhaém foram 235,29 mm de chuvas nas últimas 72 horas. E para minimizar os impactos das chuvas na Cidade, a Defesa Civil de Itanhaém trabalhou intensamente para atender a população.

A Administração Municipal continua em estado de alerta diante das fortes chuvas, permanecendo pronta para lidar com qualquer eventualidade. A Defesa Civil está disponível para atender à população por meio dos números de telefone 153, (13) 3421-1401 e (13) 3421-1405.

Veículos e equipamentos estão prontos para atendimento em situações de emergência, com prioridade para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as Unidades de Saúde da Família (USFs) e as unidades escolares.

O Morro do Piraguyra, na Praia do Sonho, está sob estado de atenção. Técnicos da Defesa Civil do Estado de São Paulo foram mobilizados para a Região Metropolitana da Baixada Santista, incluindo uma equipe enviada para Itanhaém. Geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estiveram na última quarta-feira (6) na Rua João Selymes, analisando o deslizamento de terra pelo local.

Devido ao elevado volume de chuvas nos últimos dias, associado à maré alta e à previsão de sua continuidade ao longo desta quinta-feira (7), alguns bairros têm enfrentado acúmulo de água.

ATENDIMENTOS – Durante todo o período chuvoso, a Defesa Civil atendeu dezenas de ocorrências. Até a manhã desta quinta-feira (7), duas famílias tiveram que deixar suas casas, sendo todos os casos acolhidos temporariamente por vizinhos e/ou parentes, não sendo necessária a realocação para abrigo público.

Houve atendimentos de moradores com casas e ruas alagadas no Umuarama, Santa Júlia, Belas Artes, Vila São Paulo, Praia do Sonho, Chácara das Tâmaras, Guapurá, Loty, Cibratel II e Estrada Coronel Joaquim Branco.

No Gaivota, um idoso acamado foi atendido pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para locomoção a uma cirurgia agendada no Hospital Regional Jorge Rossmann. O senhor solicitou apoio na retirada de sua residência devido ao alagamento na via.

DRENAGEM – Além do trabalho de auxílio à população, as obras de prevenção contra as enchentes tem sido prioritárias na Cidade. O total investido pela Prefeitura na infraestrutura dos bairros até o final de 2023 é de quase R$ 70 milhões, incluindo pavimentação de ruas, drenagem, construção e reforma de praças e reurbanização de orlas e pontos turísticos.

Destaque para a construção de duas novas pontes, uma sobre o Rio Bicudo, na Avenida Harry Forssell (Belas Artes) e outra na sobre o Rio do Poço, na altura das Rua dos Fundadores. As obras são fundamentais para aumentar a vazão das águas e atenuar os impactos das chuvas em uma das regiões mais populosas da Cidade.

Outro ponto que recebeu grande investimento por parte da Prefeitura de Itanhaém foi a região do Jardim Coronel, no ponto conhecido popularmente como “Curva do Índio”. Localizado na Estrada Gentil Perez, o local sofria há anos com alagamentos provocados pelas fortes chuvas.

Além das obras, as Regionais estão investindo na manutenção dos bairros. Os rio que cortam a Cidade estão sendo limpos constantemente, como o Rio do Poço, Rio Bicudo, Rio Cavuçu e Rio Campininha, além da vala ao longo da marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, de ponta a ponta. Outra medida importante é a realização de serviços como troca de tubos e desobstrução de tubulação com o caminhão hidrojato.

Palavras-chave: , ,