Publicado em: 11/03/2024 - Última modificação: 22/03/2024 - 15:12

Equoterapia de Itanhaém abre inscrições para lista de espera

SOCIALIZAÇÃO - O tratamento ajuda a melhorar o equilíbrio, postura, coordenação e as habilidades dos alunos da Rede Municipal de Ensino com deficiência

O Programa Municipal de Equoterapia de Itanhaém está com inscrições abertas para a formação de lista de espera. A iniciativa, que é de responsabilidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, visa fortalecer o vínculo afetivo entre a pessoa e o animal, contribuindo para a socialização, especialmente no caso de alunos com autismo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O programa teve as atividades interrompidas durante a pandemia. O atendimento retornou na última semana. Atualmente, são atendidas 40 crianças que estavam aguardando na lista de espera desde 2020.

O programa beneficia alunos matriculados na rede municipal de ensino, que apresentem alguma deficiência e tenham indicação médica para a equoterapia, com idade a partir de três anos até o fim da idade escolar. Para promover essa interação com os cavalos, os praticantes participam da escovação e alimentação dos animais.

Para realizar a inscrição, os pais ou responsáveis devem procurar presencialmente o programa de Equoterapia Municipal, localizado na Avenida José Batista Campos, 1458 (Instituto Bodeguita), em frente ao aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas. Será necessário apresentar o encaminhamento médico solicitando a Equoterapia, cópia do RG ou certidão de nascimento da criança, além de cópia atual do comprovante de residência.

Os atendimentos são realizados semanalmente e tem duração de 30 minutos. A equipe multidisciplinar é composta por psicóloga, educador físico, fisioterapeuta, pedagogo e ainda dois condutores de cavalos.

O tratamento da criança com deficiência por meio da equoterapia se dá pela característica física do cavalo, que tem o caminhar semelhante ao andar do ser humano. Com isso, o movimento rítmico e repetitivo que ele produz ajuda a melhorar o equilíbrio, a postura, a coordenação e as habilidades cognitivas.